III Jornada Mundial dos Pobres: o papa almoçará com 1500 convidados

Papa Francisco no almoço do Dia Mundial dos Pobres, em 2018. Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

15 Novembro 2019

No domingo 17 de novembro, às 10h, o papa Francisco presidirá a missa na basílica de São Pedro como encerramento da III Jornada Mundial dos Pobres, que ocorre de 10 a 17 de novembro. Após a celebração eucarística, compartilhará o já tradicional almoço na sala Paulo VI, com 1500 pobres como convidados especiais.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 13-11-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A sala Paulo VI será habilitada como um grande refeitório com 150 mesas para um almoço festivo em honra aos pobres, homens e mulheres provenientes de Roma, das dioceses do Lácio e de outras dioceses da Itália.

O almoço é oferecido por Roma Cares e ao final do mesmo os participantes receberão presentes: pacotes de massas da marca La Molisana e de azeite da empresa Coldiretti.

Esse almoço com os pobres se realiza também como sinal de inclusão em cada paróquia e organização voluntária que tenha se unido à iniciativa, tanto em Roma como no resto do mundo, dependendo das possibilidades. O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo papa Francisco para dar um sinal de atenção e inclusão às pessoas que vivem diariamente à margem da sociedade. O almoço é organizado e promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Durante toda a semana há em São Pedro consultas médicas, tratamentos e análises clínicas totalmente gratuitas para as pessoas indigentes.

Concerto

Nas vésperas da celebração da III Jornada Mundial dos Pobres, 7 mil pessoas necessitadas foram convidadas de honra no terceiro concerto "Com os pobres e para os pobres", que aconteceu no último sábado, 9 de novembro, na Sala Paulo VI.

O maestro Nicola Piovani, ganhador de Oscar pela trilha sonora do filme "A vida é bela", dirigiu a Orquestra Italiana do Cine. Assistiram famílias em dificuldades, idosos, pessoas sem teto e outras muitas em situação de fragilidade e precariedade.

Ambulatório na praça de São Pedro

Durante a edição 2019 da Jornada Mundial dos Pobres, se repete a experiência do ambulatório da praça São Pedro, onde durante a semana há consultas médicas, tratamentos e exames totalmente gratuitos para as pessoas indigentes, que normalmente apresentam dificuldades para acessar esse tipo de serviços.

Desta vez, graças ao apoio de importantes organizações de saúde e a difusão dessa iniciativa, se incrementaram as especialidades médicas, que são: medicina geral, cardiologia, diabetes, dermatologia, reumatologia, doenças infecciosas, ginecologia, oftalmologia, podologia, vacinação contra a gripe e ecografias.

O ambulatório está já em funcionamento desde o domingo, 10-11, e continuará até domingo, 17-11, das 8h às 20h. Excepcionalmente, contará com algumas interrupções do serviço, na quarta-feira pela manhã para a audiência do Papa e no domingo pela manhã para a oração do Ângelus.

No ano passado, o ambulatório recebeu em uma semana em torno de 2 mil pacientes que receberam 3.500 atendimentos gratuitos. A intervenção dos médicos foi providencial em três pacientes que sofreram infarto no momento da visita e também foram identificadas várias pessoas com doenças infecciosas graves, as quais se deu acompanhamento durante o período necessário depois da celebração do Dia Mundial.

Leia mais