Papa nomeia bispo de Malta como pró-Secretário Geral do Sínodo dos Bispos

Dom Mario Grech. Foto: Reprodução Youtube

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Outubro 2019

O cardeal Baldisseri, atual secretário-geral do Sínodo, completará 80 anos em 29 de setembro de 2020, informa o portal Il Sismografo, 02-10-2019, ao comentar a informação da nomeação do pró-secretário.

"A comunhão episcopal, com Pedro e sob Pedro, manifesta-se de maneira peculiar no Sínodo dos Bispos, que, instituído por Paulo VI em 15 de setembro de 1965, constitui um dos mais preciosos legados do Concílio Vaticano II": assim, no incipit da Constituição apostólica Episcopalis communio, de 15 de setembro de 2018, o papa Francisco relança a importância da instituição criada por Montini - definida pelo próprio Bergoglio "uma expressão eloquente da sinodalidade como ‘dimensão constitutiva da Igreja’”- reafirmando sua centralidade na vida eclesial e nas dinâmicas de comunhão e de colaboração entre os bispos do mundo e entre estes e o bispo de Roma.

A informação é publicada por L'Osservatore Romano, 02 e 03-10-2019. A tradução é de Luisa Rabolini

Nessa visão se insere a nomeação atual do prelado maltês Mario Grech como pró-secretário geral do Sínodo dos Bispos. Também nomeado administrador apostólico de sua diocese de Gozo até a indicação de um novo ordinário, D. Grech, ao assumir o encargo, acompanhará o cardeal secretário geral Lorenzo Baldisseri, para tomar conhecimento direto da instituição sinodal e de seus componentes e adquirir consciência dos processos e das instâncias de competência. A nomeação, portanto, tem um efetivo significado sinodal, já que o bispo Grech é chamado a "caminhar lado a lado" com o cardeal Baldisseri.

D. Grech - que exercerá o cargo de pró-secretário geral até o término do mandato do cardeal italiano para assumir o cargo – participa como membro da próxima assembleia especial sobre a Região amazônica, que inicia no próximo dia 6 de outubro. Dessa forma, ele poderá conhecer diretamente as pessoas envolvidas no processo sinodal em sua fase comemorativa, acompanhando sua implementação e os desenvolvimentos subsequentes, em total colaboração com o atual secretário geral.

Por meio dessa modalidade, o papa Francisco confirma e reforça a metodologia sinodal - sobretudo e de maneira exemplar dentro da própria instituição - para que a Secretária-geral possa serenamente prestar seu serviço em sinal da continuidade e da novidade, como convém ao saudável desenvolvimento da tradição eclesial. Isso confirma que para o pontífice o Sínodo dos Bispos continua sendo "um local privilegiado de interpretação e recepção do rico magistério conciliar", mas também um instrumento fundamental de "escuta do povo de Deus" e de "impulso ao magistério pontifício".

Leia mais