Prof. Dr. Carlos Eduardo Santos Pinho – Unisinos

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Agosto 2019

Carlos Eduardo Santos Pinho é Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCS-UNISINOS). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGSP-UENF), com bolsa Recém-Doutor da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED), coordenado por Renato Raul Boschi e Ana Celia Castro, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Doutor e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Entre 2012 até o segundo semestre de 2018, ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação em instituições como a UFRJ (Departamento de Ciência Política do IFCS e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia), a UNIRIO (Escola de Ciência Política, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas), o PPGSP-UENF (Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política), o IESP/UERJ (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) e o GCP-UFF (Departamento de Ciência Política), quando foi aprovado em 1º Lugar na Seleção Simplificada para Professor Substituto (Área: Pensamento Político Brasileiro.

Regime de Trabalho: 40hs. Classe: Professor Adjunto A), na vaga do Prof. Dr. Jessé Souza, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no governo Dilma Rousseff (2011-2016). Atuou como pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV) e do Programa de Estudos da Esfera Pública (PEEP), que foi coordenado pela Professora Sonia Fleury, no âmbito da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV). Participa do projeto de pesquisa “Desmonte e Reconstrução de Políticas Capacidades Estatais para o Mundo Pós-Pandemia", fruto de uma parceria entre o INCT/PPED e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) através da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest-IPEA).

Sócio do Centro Internacional CELSO FURTADO de Políticas para o Desenvolvimento (The International CELSO FURTADO Center for Development Policies). Integra a Rede de Hómologos sobre Desigualdade e Pobreza da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) e o Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Futuros da Proteção Social”, do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-FIOCRUZ). Organizou, com Sonia Fleury (CEE-FIOCRUZ) e Arnaldo Provasi Lanzara (UFF), o dossiê de artigos científicos chamado “Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento em Tempos de Pandemia Global”, publicado, no dia 05/11/2020, na Revista Ciências Sociais UNISINOS - v. 56, n. 2 (2020): mai-ago, disponível aqui. Criador da Atividade Acadêmica Sociologia do Trabalho (Modalidade EaD) para o Curso de Graduação em Serviço Social da UNISINOS.

 

Artigos de Carlos Eduardo Santos Pinho publicados no IHU

 

Entrevista com Carlos Eduardo Santos Pinho publicada no IHU

 

Notícias com Carlos Eduardo Santos Pinho publicadas no IHU

 

Evento com Carlos Eduardo Santos Pinho no IHU

  • Estratégias de Desenvolvimento, Modalidades de Capitalismo e Regimes Políticos no Brasil (1988-2021)
  • IHU Ideias
    • Crises, austeridade e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Limites e possibilidades. Apresentação em PDF