12 Agosto 2019
Carlos Eduardo Santos Pinho é Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCS-UNISINOS). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGSP-UENF), com bolsa Recém-Doutor da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED), coordenado por Renato Raul Boschi e Ana Celia Castro, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Doutor e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Entre 2012 até o segundo semestre de 2018, ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação em instituições como a UFRJ (Departamento de Ciência Política do IFCS e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia), a UNIRIO (Escola de Ciência Política, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas), o PPGSP-UENF (Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política), o IESP/UERJ (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) e o GCP-UFF (Departamento de Ciência Política), quando foi aprovado em 1º Lugar na Seleção Simplificada para Professor Substituto (Área: Pensamento Político Brasileiro.
Regime de Trabalho: 40hs. Classe: Professor Adjunto A), na vaga do Prof. Dr. Jessé Souza, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no governo Dilma Rousseff (2011-2016). Atuou como pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV) e do Programa de Estudos da Esfera Pública (PEEP), que foi coordenado pela Professora Sonia Fleury, no âmbito da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV). Participa do projeto de pesquisa “Desmonte e Reconstrução de Políticas Capacidades Estatais para o Mundo Pós-Pandemia", fruto de uma parceria entre o INCT/PPED e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) através da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest-IPEA).
Sócio do Centro Internacional CELSO FURTADO de Políticas para o Desenvolvimento (The International CELSO FURTADO Center for Development Policies). Integra a Rede de Hómologos sobre Desigualdade e Pobreza da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) e o Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Futuros da Proteção Social”, do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE-FIOCRUZ). Organizou, com Sonia Fleury (CEE-FIOCRUZ) e Arnaldo Provasi Lanzara (UFF), o dossiê de artigos científicos chamado “Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento em Tempos de Pandemia Global”, publicado, no dia 05/11/2020, na Revista Ciências Sociais UNISINOS - v. 56, n. 2 (2020): mai-ago, disponível aqui. Criador da Atividade Acadêmica Sociologia do Trabalho (Modalidade EaD) para o Curso de Graduação em Serviço Social da UNISINOS.