19 Dezembro 2018
O Papa Francisco revoluciona a mídia da Santa Sé. Se há alguns meses nomeava Paolo Ruffini como o primeiro prefeito leigo de um dicastério vaticano, o da Comunicação, esta tarde foi mais longe, nomeando o vaticanista Andrea Tornielli diretor editorial da ‘mídia’ do Vaticano.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 18-12-2018. A tradução é de André Langer.
“Como disse o Papa, não devemos ter medo desta palavra, reforma”, declarava Paolo Ruffini ao anunciar esta nomeação e a de Andrea Monda como diretor do L'Osservatore Romano, enquanto Gianni Maria Vian manterá o cargo de ‘diretor emérito’.
Para Ruffini, a reforma “não é para esconder as coisas, mas para organizá-las de forma diferente”, apostando em dois jornalistas que “olham para além da aparência das coisas, que sabem aprofundar, que sabem ouvir. Ambos são construtores de pontes”.
A partir de agora, Tornielli será responsável pela coordenação de toda a mídia do Vaticano com “um guia seguro, competente e com visão de futuro”, ao passo que, com Andrea Monda, o L’Osservatore “poderá continuar engajando novos projetos em uma história secular”, acrescentava Ruffini, que destacava que o jornal da Santa Sé “é um dos pilares da nossa comunicação”.
Andrea Tornielli, por sua vez, expressou sua gratidão ao Papa Francisco e a Paolo Ruffini “por pensar em mim”, sublinhando que “estou convencido de que há uma necessidade crescente de um jornalismo que conte os fatos antes de comentá-los”.
Por isso, apostou em um jornalismo que, “na época dos slogans, seja capaz de analisar a realidade levando em conta todos os seus fatores”. Quanto ao futuro, apontou que “procurarei colocar-me a serviço da estrutura de informação da Santa Sé para ajudar a comunicar, com todos os meios e usando todas as plataformas, de maneira simples e direta, o magistério do Papa”.