Urbanização induz mudanças no tamanho do corpo em comunidades urbanas aquáticas e terrestres

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump desferiu mais um xeque, mas não haverá xeque-mate. Artigo de Victor Alvarez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Mai 2018

O tamanho do corpo está intrinsecamente ligado à taxa metabólica e aos traços da história de vida, e é um determinante crucial das redes alimentares e da dinâmica da comunidade. 

O resumo da pesquisa foi publicado por EcoDebate, 24-05-2018. 

O aumento das temperaturas associadas ao efeito urbano-ilha de calor resulta em aumento dos custos metabólicos e espera-se que direcione os deslocamentos para tamanhos corporais menores. Ambientes urbanos são, no entanto, também caracterizados por uma fragmentação substancial do habitat 4, que favorece espécies móveis. Aqui, usando um projeto de amostragem replicado e espacialmente aninhado em dez grupos taxonômicos de animais, mostramos que as comunidades urbanas geralmente consistem em espécies menores.

Além disso, embora mostremos o aquecimento urbano para três tipos de habitats e reduzimos os tamanhos médios ponderados pela comunidade para quatro táxons, três táxons apresentam uma mudança para espécies maiores ao longo dos gradientes de urbanização.

Nossos resultados mostram que a tendência geral para espécies de menor porte é anulada pela filtragem de espécies maiores quando há covariação positiva entre tamanho e dispersão, um processo que pode mitigar a baixa conectividade de recursos ecológicos em ambientes urbanos..

Demonstramos, assim, que o efeito urbano-ilha de calor e a fragmentação do habitat urbano estão associados a mudanças contrastantes no nível do corpo em nível de comunidade que dependem criticamente da associação entre o tamanho do corpo e a dispersão. Como o tamanho do corpo determina a estrutura e a dinâmica das redes ecológicas, essas mudanças podem afetar a função do ecossistema urbano.

Confira aqui todo o artigo "Body-size shifts in aquatic and terrestrial urban communities".

Thomas Merckx, Caroline Souffreau, Aurélien Kaiser, Lisa F. Baardsen, Thierry Backeljau, Dries Bonte, Kristien I. Brans, Marie Cours, Maxime Dahirel, Nicolas Debortoli, Katrien De Wolf, Jessie M. T. Engelen, Diego Fontaneto, Andros T. Gianuca, Lynn Govaert, Frederik Hendrickx, Janet Higuti, Luc Lens, Koen Martens, Hans Matheve, Erik Matthysen, Elena Piano, Rose Sablon, Isa Schön, Karine Van Doninck, Luc De Meester & Hans Van Dyck- Show fewer authors Nature (2018) doi:10.1038/s41586-018-0140-0

Leia mais