05 Outubro 2017
Depois do seu primeiro encontro nas Filipinas no ano passado, em setembro de 2017, as equipes do Diálogo Internacional Luterano-Pentecostal reuniram-se em Lutherstadt Wittenberg, Alemanha, local escolhido pelo significado histórico do ano.
A nota é publicada por Institute for Ecumenical Research, 14-10-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Tal como acontece com o seminário anual “Estudando Lutero”, em Wittenberg, o encontro ocorreu no Colleg Wittenberg, perto da Igreja da cidade. Os membros do diálogo participaram de um momento de oração diário na Capela de Corpus Christi e de um momento para plantar árvores no Luthergarten, e desfrutaram da calorosa hospitalidade do Colleg e dos espaços renovados e bonitos de toda a cidade.
Sendo o segundo encontro em um processo de cinco anos, o momento deste ano voltou a sua atenção para o tema da proclamação, tomando como inspiração Lucas 4, 18, “ele me ungiu para proclamar”. Dois trabalhos foram apresentados: o primeiro de Tham-Wan Yee (Malásia/Filipinas) sobre as teologias da missão pentecostais, e outro por Johannes Zeiler (Suécia) sobre as teologias luteranas da missão.
Uma rica discussão se seguiu a ambos os artigos, e todo o tema da proclamação foi aprofundado por uma apresentação de Andreas Finke sobre o ambiente pós-cristão e pós-comunista único da Alemanha oriental.
Os membros da equipe foram encorajados a descobrir uma imensa sobreposição em suas perspectivas de missão, e aquilo que contrastava era bem-vindo como desafio salutar e corretivo. Foi elaborado um documento detalhando os resultados da semana, que será utilizado na preparação de um relatório final no quinto ano do diálogo.
Os participantes pentecostais foram o Dr. Jean-Daniel Plüss, copresidente (Missão Pentecostal Suíça), Rev. Dr. Veli-Matti Kärkkäinen (consultor teológico pentecostal, Finlândia/EUA), Rev. Dr. Cecil M Robeck Jr. (Assembleias de Deus, EUA), Rev. Gani Wiyono (Assembleias de Deus, Indonésia), Rev. Tham Wan Yee (Assembleias de Deus, Malásia) e Dra. Olga Zaprometova (Igreja de Deus, Rússia).
Os luteranos foram o Rev. Dr. Walter Altmann, copresidente (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil), Rev. Tamás Gáncs (Igreja Evangélica Luterana da Hungria), Rev. Dr. Wilfred J. Samuel (Igreja Evangélica Luterana da Malásia), Rev. Dr. Cheryl Peterson (Igreja Evangélica Luterana dos Estados Unidos) e Rev. Johannes Zeiler (Igreja da Suécia).
O Rev. Dr. Amos Buntausa (Igreja Luterana de Cristo da Nigéria) não pôde participar. O Rev. Dr. Kaisamari Hintikka (secretário-geral adjunto para as Relações Ecumênicas com a Federação Luterana Mundial, Suíça/Finlândia) e a Rev. Anne Burghardt (secretária para as Relações Ecumênicas, Suíça/Estônia) representaram a Federação Luterana Mundial e eventos coordenados. A Rev. Dra. Sarah Hinlicky Wilson atuou como consultora em nome do Institute for Ecumenical Research.
No próximo ano, o diálogo será na América Latina, para abordar o tema “boas notícias para os pobres”, com um foco específico no chamado evangelho da prosperidade.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Wittenberg sedia segundo encontro do Diálogo Luterano-Pentecostal - Instituto Humanitas Unisinos - IHU