• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Os desafios nos ajudam para que nossa fé não se torne ideológica”, afirma Francisco

Angelo Scola e o Papa Francisco na Catedral de Milão (Fonte: Vatican Insider)

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

28 Março 2017

“O Senhor é bom, quando uma congregação religiosa não segue pelo caminho da pobreza, normalmente o Senhor envia um ecônomo ou a uma ecônoma que arruína tudo, e esta é uma graça!”, disse o Papa Francisco aos religiosos e religiosas, em Milão, no último sábado, 25-03-2017.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 25-03-2017. A tradução é do Cepat.

“Devemos temer uma fé sem desafios, uma fé que se considere completa, tudo feito... Esta fé não serve. Os desafios nos ajudam para que nossa fé não se torne ideológica”. A Catedral de Milão está cheia de sacerdotes, freiras e religiosos. Há muitos sacerdotes enfermos, em cadeiras de rodas. Entre eles também está o cardeal Dionigi Tettamanzi, a quem Francisco cumprimenta com grande afeto. É um momento central da visita do Pontífice à diocese ambrosiana: o diálogo com os sacerdotes e freiras. Além de alguns representantes de outras confissões cristãs, está presente uma pequena delegação muçulmana. Francisco, que já conhecia as perguntas que lhe fariam, preparou alguns apontamentos escritos, mas foi completando-os, acrescentando reflexões espontâneas.

Livres dos resultados

Ao responder uma pergunta do padre Gabriele Gioia, disse: “Você sabe que a evangelização nem sempre é sinônimo de pescar peixes. Sair ao mar aberto, dar testemunho. Então, o Senhor. Ele pesca peixes, quando e como, não o sabemos. Nós somos instrumentos inúteis”. Em seguida, o Papa animou a “não perder a alegria de evangelizar, porque evangelizar é uma alegria. Devemos pedir a graça de não a perder. Não está certo ser tristes, um evangelizador triste é como se não estivesse convencido de que Jesus é alegria, traz alegria, e quando lhe chama, muda a sua vida e lhe dá nova alegria. Também na cruz, mas na alegria”.

Os desafios ajudam a fé

“Cada época histórica, desde os primeiros tempos do cristianismo, esteve submetida constantemente a múltiplos desafios”, explicou Francisco. “Não devemos temer os desafios, é necessário tomá-los como o boi, pelos chifres! Não os temam! É bom que existam, porque nos fazem crescer, são sinal de fé viva, de uma comunidade que busca a seu Senhor e que tem os olhos e os corações abertos”. O Papa acrescentou: “Devemos, ao contrário, temer uma fé sem desafios, uma fé que se considera completa, tudo feito, como se tudo já tivesse sido dito e feito. Esta fé não serve. Os desafios nos ajudam para que nossa fé não se torne ideológica. As ideologias sempre crescem e germinam quando se acredita já se ter a fé completa”. Os desafios “nos salvam de um pensamento fechado e definido, e nos abrem para uma compreensão mais ampla do fato revelado”.

Por uma cultura da diversidade

“Acredito que a Igreja – disse o Papa -, no arco de toda sua história, tem muito a nos ensinar e nos ajudar em favor de uma cultura da diversidade. O Espírito Santo é o Mestre da diversidade. A Igreja, apesar de ser una, é multiforme. A Tradição eclesial tem uma grande experiência sobre como “administrar” o múltiplo dentro de sua história e de sua vida. Vimos e vemos muitas riquezas e muitos horrores/erros”. Francisco pediu para se ver o mundo “sem condená-lo e sem santificá-lo, reconhecendo os aspectos luminosos e os aspectos obscuros. Desse modo, ajudando-nos a discernir os excessos de uniformidade ou de relativismo”. Não se deve confundir, continuou, “unidade com uniformidade”, nem “pluralidade com pluralismo”. O que se trata de fazer é “reduzir a tensão e cancelar o conflito ou a ambivalência a que somos submetidos como seres humanos”, mas “procurar eliminar um dos polos da tensão é eliminar a maneira como Deus quis se revelar na humanidade de Seu Filho”.

Formar para o discernimento

“A cultura da abundância a qual estamos submetidos – continuou o Papa – oferece um horizonte de muitas possibilidades, apresentando todas como válidas e boas. Nossos jovens estão expostos a um zapping constante”. Francisco considera que é “bom lhes ensinar a discernir, para que tenham os instrumentos e os elementos que lhes ajudem a percorrer o caminho da vida, sem que se suprima o Espírito Santo que está neles”.

“O Senhor é bom, quando uma congregação religiosa não segue pelo caminho da pobreza, normalmente o Senhor envia um ecônomo ou a uma ecônoma que arruína tudo, e esta é uma graça!”, disse o Papa Francisco

Quando se é criança, continuou, “é fácil que o papai e a mamãe digam o que devemos fazer, e é correto. Mas, conforme vamos crescendo, em meio a uma multidão de vozes na qual aparentemente todos têm razão, o discernimento do que nos conduz à ressurreição, à vida e não a uma cultura de morte, é crucial”.

Os diáconos não são “meio padres”

Respondendo à pergunta de um diácono permanente, o Papa advertiu que não se deve considerar “os diáconos como “meio padres” e “meio leigos”. Este é um perigo, não é? Por fim, não estão nem aqui e nem lá. Vê-los assim nos prejudica e lhes prejudica”.

Existe o perigo do clericalismo, acrescentou Francisco, e, “às vezes, parece que o diácono quase toma o lugar do sacerdote”. A outra tentação “é a do funcionalismo, alguém que serve para cem tarefas. Não, vocês – acrescentou – têm um carisma claro na Igreja e devem guardá-lo. O diaconato é uma vocação específica, uma vocação familiar que convida ao serviço como um dos dons característicos do povo de Deus”. Os bispos, desde os tempos dos apóstolos, têm como tarefa principal a de rezar e de anunciar a Palavra. Os diáconos sempre têm como tarefa o serviço “a Deus e aos irmãos. E quanta caminhada é preciso fazer neste sentido!”. Além disso, observou Bergoglio, “não há serviço no altar, não há liturgia que não se abra ao serviço dos pobres, e não há serviço aos pobres que não conduza à liturgia”.

Poucos e anciãos, mas nunca resignados

Ao final, Francisco respondeu à pergunta de uma religiosa que falou sobre as dificuldades pela falta de vocações: cada vez mais poucos e cada vez mais velhos. O Papa falou sobre o sentimento da resignação. “Sem nos dar conta, cada vez que pensamos ou constatamos que somos poucos, ou em muitos casos anciãos, que experimentamos o peso, a fragilidade, mais que o esplendor, nosso espírito começa a ser corroído pela resignação. E a resignação depois conduz à preguiça... Poucos, sim, em minoria, sim, anciãos, sim, resignados, nunca!”. O remédio que “restaura e dá paz”, acrescentou, é a misericórdia de Deus. Quando, ao contrário, alguém se resigna ou vive pensando nas glórias do passado, as estruturas, agora vazias, começam a ficar pesadas, e nos trazem o desejo de vendê-las para ter dinheiro para a velhice. Começa a pesar o dinheiro que temos no banco, e a pobreza, para onde vai? Mas, o Senhor é bom, quando uma congregação religiosa não segue pelo caminho da pobreza, normalmente o Senhor a envia um ecônomo ou uma ecônoma que arruína tudo, e esta é uma graça!”.

O “obrigado” a Milão

Depois, o Papa foi ao átrio da Catedral para recitar o Angelus com os fiéis na praça. “Minhas saudações e agradecimento por esta calorosa acolhida, aqui, em Milão - disse Francisco -; o nevoeiro já se foi, as más línguas dizem que chegará a chuva, não sei, eu ainda não a vejo. Muito obrigado por seu afeto e lhes peço que rezem por mim para que possa servir ao Senhor e fazer sua vontade”.

Leia mais

  • A mulher que sabe como ler o Papa Francisco
  • Por que o papa Francisco está sofrendo oposição dos conservadores da Igreja
  • Francisco se despede de Milão pedindo aos jovens para que eliminem o bullying das escolas
  • "Deus continua a procurar aliados, homens e mulheres capazes de acreditar no impossível”, afirma Papa Francisco
  • Francisco fala de feminismo à rede teólogica moral mundial
  • Francisco visita Milão e fará a "sesta" na prisão da cidade
  • Francisco pede a teólogos moralistas que “construam pontes a partir da hermenêutica da união na diferença”
  • Um estilo evangelizador: o horizonte eclesial da Evangelii gaudium
  • “Evangelizar? Não é proselitismo, é testemunho de vida”, prega Francisco
  • Cristianismo, fim da linha? Entrevista com Luca Diotallevi, sociólogo
  • O cristianismo em tempos de Francisco. A crise da democracia e a do laicato católico organizado

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados