Vaticano realiza congresso sobre o tráfico de órgãos

Mais Lidos

  • O Rito Amazônico toma forma a partir de baixo e das Igrejas locais

    LER MAIS
  • E se a IA e outras inovações estimulassem lógicas opostas às de mercado? Um sociólogo sustenta: mudança é possível – em especial em áreas como Trabalho e Educação. Mas é preciso superar a busca cega pela “eficiência” capitalista

    Em busca de uma técnica para o pós-capitalismo. Entrevista com Aaron Benanav

    LER MAIS
  • Milei está no fundo do poço de uma esquerda envelhecida. Artigo de Tarso Genro

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Janeiro 2017

Acontecerá na Casina Pio IV, no Vaticano, entre os dias 07 e 08 de fevereiro deste ano, um congresso dedicado ao tráfico de órgãos e ao chamado “turismo dos transplantes”. Participarão do evento, organizado pela Pontifícia Academia de Ciências, segundo indicou o sítio Il Sismografo, especialistas de mais de 20 países, que vão abordar aquela que foi reconhecida, inclusive pelo Vaticano, como a emergência que aumenta. Ao final das sessões de trabalho será redigida uma declaração que será divulgada em todo o mundo.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 04-01-2017. A tradução é de André Langer.

Funcionários públicos e fiscais, pesquisadores, juízes e jornalistas serão os participantes do Congresso, que pretende oferecer novas diretrizes para deter uma prática aberrante e que está aumentando em países pobres ou naqueles em que certo modelo de globalização criou grandes fraturas sociais, nos quais, muitas vezes, existem outras formas de exploração como a exploração sexual ou o trabalho infantil. As sessões de trabalho estarão organizadas em seis painéis com base na região dos participantes (América, África, Europa, Mediterrâneo oriental, Pacífico ocidental e Sudeste asiático).

O tráfico de órgãos e de pessoas com a finalidade de realizar transplantes são temas aos quais o Papa Francisco se referiu várias vezes, que os definiu como “novas formas de escravidão do século XXI”. Justamente por este motivo, o Pontífice dirigiu um convite para participar do próximo Congresso, mas ainda não se sabe nem foi confirmado se o Pontífice enviará uma mensagem para a abertura das sessões de trabalho.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano realiza congresso sobre o tráfico de órgãos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU