Mendiga é expulsa da Dinamarca, onde ser mendigo é crime

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Dezembro 2016

A Dinamarca anunciou na quarta-feira a expulsão por mendicância de uma eslovaca, a primeira nesse país por este motivo. A mendiga também foi condenada a 40 dias de prisão.

A reportagem é publicada por Swissinfo, 30-11-2016. A tradução é de André Langer.

“É a primeira vez que uma pessoa é expulsa da Dinamarca por prática da mendicância”, prática considerada crime nesse país, indicou a polícia de Copenhague em um comunicado. Um tribunal da capital dinamarquesa condenou essa mulher, cuja identidade não foi revelada, a 40 dias de prisão e à expulsão.

A polícia destaca que ela era reincidente, e que o processo permitiu compreender que ela veio à Dinamarca “com um único objetivo: ganhar a vida mendigando”.

“Pode parecer duro expulsar alguém pelo simples fato de que pede dinheiro aos transeuntes, mas o fato é que a mendicância é ilegal na Dinamarca”, comentou a procuradora Anne Jacobsen. O crime, constituído após uma ou várias advertências da polícia, é punível com seis meses de prisão.