Mujica e Bernie Sanders, ao Vaticano com os movimentos populares

Mais Lidos

  • O celibato de Jesus: “O que o Papa disse me deixou com um enorme desacordo”. Artigo de Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • Os ataques aéreos permitidos contra alvos não militares e o uso de um sistema de inteligência artificial permitido ao exército israelense levam a cabo sua guerra mais mortífera em Gaza, revela uma investigação de +972 e Local Call

    Uma fábrica de assassinatos em massa

    LER MAIS
  • A nova extrema-direita e sua atração pela Bíblia e pelas religiões

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Outubro 2016

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica e o senador estadunidense Bernard “Bernie” Sanders participarão, em novembro próximo, no Vaticano, do 3º Encontro Mundial de Movimentos Populares.

A reportagem é publicada por Diario Jornada, 05-10-2016. A tradução é de André Langer.

Mujica estará em Roma nos dias 4 e 5 de novembro como convidado do encontro que acontecerá no Vaticano com o apoio do Pontifício Conselho Justiça e Paz com o objetivo de “promover o protagonismo dos trabalhadores de todo o mundo que atuam na luta pela terra, casa e trabalho”, confirmou Télam a partir de fontes próximas ao ex-presidente, que exerceu o seu cargo entre 2010 e 2015.

Do encontro, que busca, além disso, “reforçar o diálogo e a cooperação entre os movimentos populares e entre eles e a pastoral social da Igreja”, também participará o senador pelo Estado de Vermont, Bernie Sanders, ex-pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata de seu país, segundo o programa do encontro ao qual o Télam teve acesso.

Entre os mais de 180 dirigentes de movimentos populares de todo o mundo que vão se reunir no Vaticano nesses dias também estará João Pedro Stédile, do Movimento Sem Terra do Brasil, e Xaro Castelló, da Fraternidade Operária de Ação Católica (HOAC) e do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) da Espanha.

O evento, que acontecerá de 02 a 05 de novembro e que incluirá uma audiência geral dos participantes com o Papa Francisco, debaterá sobre “o território e os bens naturais”; “a natureza do Estado e a necessidade das democracias participativas” e “o tema dos refugiados e deslocados”, segundo o programa do encontro.

A primeira edição do encontro aconteceu em Roma em outubro de 2014, ao passo que a segunda edição aconteceu em julho do ano passado na Bolívia, ambas com ativa participação do dirigente argentino Juan Grabois, nomeado consultor do Pontifício Conselho em junho passado.

Mujica, candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2013 e atual senador, visitou o Papa Francisco uma vez como presidente, em 2013, e outra vez no ano passado já como senador.

Sanders, por sua vez, participou em abril deste ano de um evento organizado pela Academia de Ciências do Vaticano sobre a Encíclica Cestesimus Annus.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mujica e Bernie Sanders, ao Vaticano com os movimentos populares - Instituto Humanitas Unisinos - IHU