Em breve, encontro entre Papa Francisco e Justin Welby

Imagem: Igreja Católica

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Agosto 2016

O Papa Francisco e o Arcebispo Justin Welby, de Canterbury, primaz da Comunhão Anglicana, irão se encontrar em Roma no dia 5 de outubro para celebrar as Primeiras Vésperas na Basílica de São Gregório al Celio.

A informação é de Andrea Gagliarducci, publicada por CNA/EWTN, 25-0-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Ainda que o encontro não tenha sido anunciando formalmente até o presente momento, a notícia foi confirmada por membros do alto escalão da Comunhão Anglicana em Roma. Desde então, outras fontes confirmaram que o momento com a presença dos dois líderes religiosos acontecerá no dia 5 de outubro.

Os dois irão celebrar as Primeiras Vésperas na São Gregório al Celio dia 5 de outubro; no dia seguinte, eles terão um encontro privado que poderá sinalizar uma nova fase nas relações ecumênicas.

Provavelmente Welby terá um encontro na Pontifícia Universidade Gregoriana e um outro no Lay Center, instituição educativa sediada em Roma. O Lay Center acolhe alunos de outras igrejas cristãs e comunidades eclesiais, bem como estudantes de diferentes religiões.

O arcebispo de Canterbury já se reuniu com o Papa Francisco por duas vezes no Vaticano, a primeira vez foi em 14 de julho de 2013 e a segunda, em 16 de junho de 2014.

A visita a Roma a ser feita por Justin Welby acontece no ápice de uma jornada que tem testemunhado a primeira celebração católica em 450 anos na Capela Real de Hampton Court – capela que o rei Henrique VIII confiscou do Cardeal Thomas Wolsley, quem se recusou a declarar anulado o casamento do rei com Catariana de Aragão.

O primeiro relato de um novo encontro entre o papa e o primaz anglicano veio dos Monges Camaldulenses, do mosteiro associado com a Basílica de São Gregório al Celio.

O local deste encontro é altamente significativo dado o seu contexto histórico para a comunidade anglicana.

O Pe. Innocenzo Gargano, ex-prior do mosteiro, comentou sobre a visita durante um evento em maio na ocasião da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

O monge falou que a basílica de 1450 anos tinha uma importante conexão com a Bretanha. Daí, o Papa Gregório Magno enviou o monge Agostinho com 40 companheiros para evangelizar a ilha.

Gargano falou que é por isso que os anglicanos consideram a São Gregório al Celio como a “Casa Mãe”.

Se a reunião acontecer conforme o esperado, ela será a quarta entre um papa e um arcebispo de Canterbury a ocorrer na Basílica.

O primeiro encontro se deu em setembro de 1989, quando São João Paulo II e o Arcebispo Robert Runcie se reuniram. Mais tarde, São João Paulo II recebeu o Arcebispo John Carey na basílica em junho de 2002.

Por fim, um terceiro e mais recente encontro aconteceu quando o Papa Bento XVI celebrou as Vésperas na São Gregório com o Arcebispo Rowan Williams em março de 2012.

Espera-se que o Arcebispo Justin Welby seja um dos convidados especiais para o Dia Mundial de Oração pela Paz, a ocorrer em Assis entre os dias 18 e 20 de setembro.

Leia mais...

Arcebispo de Canterbury Justin Welby abre as portas para uma família de refugiados sírios

Arcebispo de Canterbury convida Igreja Anglicana a “abandonar ideia de que possui um consenso global”

O Papa reúne-se hoje com o arcebispo de Canterbury, primaz da Igreja anglicana

Arcebispo Justin Welby: ''Existe a possibilidade de que a Igreja não se mantenha unida''

Arcebispo de Canterbury admite o ''desafio'' gay para a Igreja Anglicana