26 Agosto 2016
O Papa Francisco e o Arcebispo Justin Welby, de Canterbury, primaz da Comunhão Anglicana, irão se encontrar em Roma no dia 5 de outubro para celebrar as Primeiras Vésperas na Basílica de São Gregório al Celio.
A informação é de Andrea Gagliarducci, publicada por CNA/EWTN, 25-0-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
Ainda que o encontro não tenha sido anunciando formalmente até o presente momento, a notícia foi confirmada por membros do alto escalão da Comunhão Anglicana em Roma. Desde então, outras fontes confirmaram que o momento com a presença dos dois líderes religiosos acontecerá no dia 5 de outubro.
Os dois irão celebrar as Primeiras Vésperas na São Gregório al Celio dia 5 de outubro; no dia seguinte, eles terão um encontro privado que poderá sinalizar uma nova fase nas relações ecumênicas.
Provavelmente Welby terá um encontro na Pontifícia Universidade Gregoriana e um outro no Lay Center, instituição educativa sediada em Roma. O Lay Center acolhe alunos de outras igrejas cristãs e comunidades eclesiais, bem como estudantes de diferentes religiões.
O arcebispo de Canterbury já se reuniu com o Papa Francisco por duas vezes no Vaticano, a primeira vez foi em 14 de julho de 2013 e a segunda, em 16 de junho de 2014.
A visita a Roma a ser feita por Justin Welby acontece no ápice de uma jornada que tem testemunhado a primeira celebração católica em 450 anos na Capela Real de Hampton Court – capela que o rei Henrique VIII confiscou do Cardeal Thomas Wolsley, quem se recusou a declarar anulado o casamento do rei com Catariana de Aragão.
O primeiro relato de um novo encontro entre o papa e o primaz anglicano veio dos Monges Camaldulenses, do mosteiro associado com a Basílica de São Gregório al Celio.
O local deste encontro é altamente significativo dado o seu contexto histórico para a comunidade anglicana.
O Pe. Innocenzo Gargano, ex-prior do mosteiro, comentou sobre a visita durante um evento em maio na ocasião da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
O monge falou que a basílica de 1450 anos tinha uma importante conexão com a Bretanha. Daí, o Papa Gregório Magno enviou o monge Agostinho com 40 companheiros para evangelizar a ilha.
Gargano falou que é por isso que os anglicanos consideram a São Gregório al Celio como a “Casa Mãe”.
Se a reunião acontecer conforme o esperado, ela será a quarta entre um papa e um arcebispo de Canterbury a ocorrer na Basílica.
O primeiro encontro se deu em setembro de 1989, quando São João Paulo II e o Arcebispo Robert Runcie se reuniram. Mais tarde, São João Paulo II recebeu o Arcebispo John Carey na basílica em junho de 2002.
Por fim, um terceiro e mais recente encontro aconteceu quando o Papa Bento XVI celebrou as Vésperas na São Gregório com o Arcebispo Rowan Williams em março de 2012.
Espera-se que o Arcebispo Justin Welby seja um dos convidados especiais para o Dia Mundial de Oração pela Paz, a ocorrer em Assis entre os dias 18 e 20 de setembro.
Arcebispo de Canterbury Justin Welby abre as portas para uma família de refugiados sírios
O Papa reúne-se hoje com o arcebispo de Canterbury, primaz da Igreja anglicana
Arcebispo Justin Welby: ''Existe a possibilidade de que a Igreja não se mantenha unida''
Arcebispo de Canterbury admite o ''desafio'' gay para a Igreja Anglicana