• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Os teólogos ‘malditos’ e o Papa Francisco. Artigo de Víctor Codina

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: André | 30 Mai 2016

“Francisco inaugurou um novo estilo de exercer o Primado romano. Ele não é teólogo profissional e não impõe sua própria teologia, mas é sobretudo pastor, abriu as portas da Igreja, deseja uma Igreja que saia às ruas e cheire a ovelha (...), que viva a alegria do Evangelho e acredite na novidade sempre surpreendente do Espírito. O clima eclesial mudou nestes anos, há maior liberdade, pode-se respirar melhor”, escreve Víctor Codina, teólogo jesuíta, em artigo publicado por Religión Digital, 26-05-2016. A tradução é de André Langer.

Eis o artigo.

Não deixa de ser surpreendente e muito significativo o fato de que uma série de teólogos considerados “malditos” durante o longo inverno eclesial do pós-Concílio seja agora não apenas admiradores entusiastas do Papa Francisco, mas que se tenha convertido em seus defensores diante daqueles que o atacam e acusam.

Estes teólogos e teólogas foram considerados suspeitos em suas doutrinas, alguns foram excluídos de suas cátedras, outros foram censurados por seus escritos e tiveram que se defender dos “monita” ou advertências que recebiam dos responsáveis de suas Igrejas locais e muitas vezes de Roma. Seu sofrimento foi grande, seu silêncio muito doloroso, mas agiram com “resistência e submissão” e permaneceram fiéis à Igreja.

Sem querer ser exaustivo, cito alguns dos nomes que me são mais conhecidos e familiares: Hans Küng, Gustavo Gutiérrez, Leonardo Boff, Jon Sobrino, Eleazar López, José María Castillo, Juan Masiá, José Antonio Pagola, Marciano Vidal, Benjamín Forcano, Andrés Torres Queiruga, Juan José Tamayo e um longo etc. no qual se deveria nomear teólogas como Ivone Gebara, Elisabeth Johnson e teólogos anglo-saxões.

O que aconteceu? Nenhum deles ou delas se retratou de suas opiniões, talvez tenham matizado e esclarecido alguns mal-entendidos, mas não mudaram de rumo. Francisco inaugurou um novo estilo de exercer o Primado romano. Ele não é teólogo profissional e não impõe sua própria teologia, mas é sobretudo pastor, abriu as portas da Igreja, deseja uma Igreja que saia às ruas e cheire a ovelha, que não exclua mas que acolha e seja sacramento de misericórdia, uma Igreja que seja dialogante, não autorreferencial, pobre e dos pobres, que viva a alegria do Evangelho e acredite na novidade sempre surpreendente do Espírito. O clima eclesial mudou nestes anos, há maior liberdade, pode-se respirar melhor.

E espontaneamente pode-se recordar a notável semelhança que existe entre esta situação e aquela dos anos do pré-concílio quando uma série de teólogos foi censurada e acusada de defender a chamada Nouvelle Théologie, mas que depois, no pontificado de João XXIII, foram os grandes teólogos do Vaticano II: Rahner, Congar, De Lubac, Chenu, Daniélou e inclusive Teilhard de Chardin já falecido nessa época, mas que inspirou em grande parte a Constituição sobre a Igreja no mundo contemporâneo, a Gaudium et Spes.

Estas mudanças, para além das anedotas pessoais ou históricas, desde um olhar de fé, nos levam a reconhecer que a Igreja, Povo de Deus peregrino na história rumo ao Reino, apesar de seus erros, limitações e pecados, sempre é animada e guiada pelo Espírito do Senhor e que embora, assim como a lua, atravesse diferentes fases de escuridão e de luz, nunca é abandonada pelo Senhor Jesus, que é a luz dos povos, Lumen Gentium, e a conduz “das sombras e aparências à verdade”, como se pode ler no epitáfio do beato cardeal Newman.

E tudo isso produz em nós grande alegria e a esperança de uma nova primavera pascal. E é um estímulo para que a teologia continue sendo uma instância profética e de fronteira na Igreja de hoje.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados