23 Fevereiro 2016
Um Comunicado da Secretaria para a comunicação da Santa Sé, no dia de hoje, antecipa que o jesuíta padre Federico Lombardi conclui, talvez já no final de fevereiro, após muitos anos o seu serviço como Diretor da Rádio Vaticana.
Após 25 anos o padre Federico Lombardi, jesuíta e diretor da Sala de imprensa da Santa Sé desde 11 de julho de 2006, deixa, portanto a Rádio Vaticana, onde foi nomeado Diretor dos Programas em 1991 e, sucessivamente, Diretor Geral (2005).
O seu nome ficará ligado a uma equipe de jesuítas que por muitos anos conduziu a Rádio do Papa confiada à Companhia de Jesus desde a sua fundação há oitenta e quatro anos.
A reportagem é publicada por Il sismógrafo, 22-02-2016. A tradução é de Benno Dischinger.
Entre eles, o cardeal Roberto Tucci, o padre Pasquale Borgomeo e o padre Sesto Quercetti, todos os três falecidos. A partida do padre Lombardi encerra, portanto, uma longa época ou etapa da rádio emissora que, na prática, sai assim da esfera jesuítica e entra sob a guarda da Prefeitura para a comunicação, presidida por mons. E. Viganò.
A rádio foi inaugurada pelo Papa Pio XI com a rádio mensagem “Qui arcano Dei” aos 12 de fevereiro de 1931 e, desde aquele momento, sua direção tem sido uma específica responsabilidade dos Jesuítas. Por mais de quarenta anos a Rádio foi confiada a estes quatro jesuítas que a conduziram num período difícil e delicado para o mundo das comunicações, não só pelos desafios que cada Sucessor de Pedro colocou à sua direção, mas também pela revolução tecnológica destes anos, em particular a irrupção da Rede e das diversas plataformas multimídias.
Em setembro de 1973 o cardeal Tucci foi destinado à Rádio Vaticana, onde sucede como Diretor Geral ao padre Giacomo Martegani S.J. Após haver também assumido as responsabilidades de organizador das viagens internacionais de João Paulo II, ao padre Tucci foi nomeado um Vice-diretor geral na pessoa do padre Pasquale Borgomeo que depois, em julho de 1985, lhe sucede como novo Diretor Geral.
Entretanto, nestes anos, à Direção dos Programas chega à Direção dos Programas o padre Sesto Quercetti, ao qual, após a morte, sucede o padre Federico Lombardi aos 15 de janeiro de 1991. Enfim, o padre Lombardi será nomeado Diretor geral, após a renúncia do padre Borgomeo, aos 5 de novembro de 2015. Entre 2001 e 2013 o padre Lombardi é também Diretor do Centro Televisivo Vaticano (CTV).
O Padre Federico Lombardi nasceu em Saluzzo aos 29 de agosto de 1942. Após ter conseguido a láurea em matemática, fez os estudos teológicos na Alemanha, sendo ordenado sacerdote em 1972. Além de ter sido colaborador da revista La Civiltà Cattolica em 1984, foi nomeado provincial dos jesuítas na Itália, cargo que exerceu até 1990. Seus tios foram Ricardo Lombardi, também ele jesuíta incansável propagandista apelidado “o microfone de Deus” e o jesuíta Gabrio Lombardi, enquanto o seu avô foi o senador Luigi Lombardi.