Por: André | 16 Junho 2015
Um rito de purificação do retábulo de milho, coco natural, abóbora e outros produtos agrícolas foi realizado pelo padre ava guarani Juan Lino Flores. O presbítero católico fez a oração em seu idioma na presença do arcebispo de Assunção, Edmundo Valenzuela. A cerimônia aconteceu no Teatro El Molino de San Ignacio, Misiones. Também estiveram presentes dom Adalberto Martínez e Koki Ruiz.
Fonte: http://bit.ly/1FjmD3g |
A reportagem é de Rafael Marcial Montiel e publicada por ABC Color, 15-06-2015. A tradução é de André Langer.
O padre católico de origem ava guarani Juan Lino Flores (foto) fez em seu idioma nativo o rito de purificação do retábulo que será instalado em Ñu Guasu, onde o Papa Francisco concelebrará a missa no próximo dia 12 de julho, às 10h30.
No Teatro El Molino desta cidade, o artista Koki Ruiz prepara o retábulo de milho, coco natural, abóbora e outras sementes agrícolas de Ñu Guasu.
Ali, o padre Lino Flores utilizou uma vasilha de barro nativa para nela acender o incenso utilizado na purificação do local.
Rezou, seguidamente, em seu idioma nativo, o ava guarani, ao redor da imagem de Santo Inácio de Loyola que fará parte do retábulo do altar a ser instalado em Ñu Guasu.
Antes desta cerimônia, o Pe. Lino Flores recebeu a bênção do arcebispo de Assunção, dom Edmundo Valenzuela.
Depois espalhou a fumaça do incenso da vasilha e percorreu todo o cenário onde estão colocadas parte do retábulo e a imagem de Santo Inácio de Loyola, cujo rosto está adornado com sementes de milho canário, tupi, morotî, variedades de feijão, kumanda yvyra’i, ervilha, girassol e soja.
Rito de purificação do ambiente
O rito realizado pelo padre foi acompanhado com música do violinista do Ars Barroca, Jorge Bedoya.
A cerimônia foi acompanhada com atenção pelo arcebispo Valenzuela e pelo bispo castrense dom Adalberto Martínez, assim como também pelo artista plástico Koki Ruiz. “Eu sou indígena da parte ava guarani da Região Ocidental, Chaco paraguaio”, assinalou o Pe. Juan Lino Flores ao terminar a oração.
Acrescentou que ele é da comunidade de Santa Teresita, departamento (Estado) de Boquerón.
O Pe. Flores explicou que rezou em seu idioma ava guarani o rito de purificação, e que esta é uma tradição que se mantém até hoje nas comunidades de indígenas guarani. A finalidade é rezar para purificar o ambiente, disse.
O Teatro El Molino de Koki Ruiz encontra-se na Av. Félix Bogado, esquina com Cero Corá de San Ignacio.
Ali existe uma constante peregrinação de pessoas que chegam para deixar sua assinatura e enviar mensagens ao Papa Francisco, que irá ao Paraguai em julho próximo.
A ideia de preparar este retábulo é do artista Koki Ruiz. O retábulo é similar àquele que foi instalado em Tañarandy para o ritual da Sexta-Feira Santa na última Semana Santa. Segundo explicou o próprio artista, para este trabalho estão sendo utilizadas mais de 20.000 espigas de milho, 160.000 cocos e cerca de 1.000 abóboras, além de grãos de milho, feijão, girassol, ervilha e soja.
O arcebispo de Assunção, dom Edmundo Valenzuela, disse que, graças a este retábulo, o Paraguai recupera o estilo barroco dos jesuítas e “relança sua história do passado com o presente e nos torna gloriosos”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Papa no Paraguai. Com rito ava guarani, é purificado o retábulo que será montado em Ñu Guasu - Instituto Humanitas Unisinos - IHU