Por: Cesar Sanson | 09 Junho 2015
Empregados da companhia criaram um vídeo semelhante ao comercial estrelado por Tony Ramos; empresa precisou ceder às reivindicações dos sindicalistas após a ideia viralizar nas redes.
A reportagem é publicada pela revista Fórum, 08-06-2015.
A empresa JBS, responsável pela Friboi e a Seara, se viu em uma saia-justa depois que os funcionários criaram uma campanha virtual para reivindicar seus direitos. Líderes sindicais utilizaram uma paródia da premiada propaganda “Carne tem nome – Friboi”, estrelada pelo ator Tony Ramos, para chamar a atenção para a causa.
A estratégia deu certo. Depois que o vídeo viralizou, principalmente por meio do aplicativo WhatsApp, a gigante se reuniu com entidades que representam os trabalhadores e decidiu atender ao menos uma de suas principais reivindicações por enquanto, a de reduzir o valor do plano de saúde de R$ 111 para R$ 45 por mês.
A mudança gerou o custo de cerca de R$ 3,6 milhões mensais, ou seja, R$ 43,5 milhões ao ano. É menos do que a empresa doou nas eleições do ano passado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a JBS injetou R$ 366,8 milhões em campanhas políticas de dezenas de candidatos, conforme sugere a denúncia feita pelo vídeo. Assista a seguir.
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Funcionários fazem paródia de comercial da Friboi para denunciar exploração - Instituto Humanitas Unisinos - IHU