Por: Jonas | 09 Março 2015
O cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez apoiou, hoje, a decisão do Governo em fechar todas as suas missões diplomáticas no Haiti até que essa nação garanta a segurança das mesmas.
A reportagem é de Juan Enrique Tavárez, publicada pelo jornal dominicano 7 días, 04-03-2015. A tradução é do Cepat.
Fonte: http://goo.gl/MDRzQa |
“Estou totalmente de acordo, porque se lá não há garantia, o que podemos fazer... totalmente de acordo. No Haiti ou qualquer outro país que não ofereça garantias, o básico de um grupo que tem acreditado em seu país é a de ter garantido a sua segurança, se esta não existe, então, que venham para cá”, opinou o arcebispo metropolitano de Santo Domingo, López Rodríguez lamentou que as autoridades haitianas não tenham capacidade e firmeza para garantir a segurança do corpo diplomático dominicano. A última vez que haitianos agrediram as dependências diplomáticas dominicanas foi no último dia 26 de fevereiro, em Porto Príncipe.
O arcebispo da Igreja católica também criticou a decisão da Comunidade do Caribe (Caricom) de suspender discussões sobre a possível incorporação da República Dominicana a esse organismo, e que expressou sua preocupação pelas dificuldades que tiveram os filhos de pais haitianos, nascidos no país, para conseguir seus documentos.
“É interessante que a Caricom se preocupe consigo, e nos deixe assumir as nossas questões. A Caricom não tem nada o que falar sobre este assunto, porque nunca fizeram nada pelo Haiti, como nós fizemos historicamente, por conseguinte não possui autoridade para falar”, apontou.
Rejeita aposentadorias para oficiais da DICAN
Por outro lado, o cardeal criticou a decisão do Poder Executivo de conferir aposentadorias para vários oficiais da Polícia ligados à Direção Antinarcóticos (DICAN), envolvidos no roubo de 950 quilos de cocaína.
“Eu acredito que se vamos pagar aposentadorias, que comece por toda essa gente idosa. Não é possível que estejam dando aposentadorias suntuosas a um senhor que enganou a República Dominicana, de maneira alguma estou de acordo com isso”, acrescentou.
López Rodríguez se expressou nesses termos ao ser abordado pelos jornalistas, após presidir uma missa de ação de graças pelo quinto aniversário da Associação Dominicana de Cronistas Sociais (ADCS), que é dirigida pela jornalista Wanda Sánchez, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, do setor Gazcue, da capital.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Cardeal aprova decisão do Governo dominicano em fechar suas missões diplomáticas no Haiti - Instituto Humanitas Unisinos - IHU