O Papa convoca uma conferência sobre o Haiti para janeiro

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 27 Novembro 2014

O Papa Francisco convocou uma conferência sobre o Haiti, no Vaticano, para o próximo dia 10 de janeiro de 2015, por ocasião do quinto aniversário do terremoto que provocou a morte de 230.000 pessoas e afetou aproximadamente três milhões de pessoas.

A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 25-11-2014. A tradução é de André Langer.

De acordo com informações prestadas pela Sala de Imprensa do Vaticano, o Pontífice quer “manter a atenção sobre uma catástrofe humanitária que está muito longe de estar revolvida e para reiterar o testemunho de proximidade da Igreja com o povo do Haiti”.

O encontro está sendo organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina e pelo Pontifício Conselho Cor Unum, em colaboração com os bispos locais.

O presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, o cardeal nigeriano Robert Sarah, estará de visita ao Haiti entre os dias 25 e 29 de novembro, com o objetivo principal de “levar um sinal concreto de proximidade espiritual às pessoas do Haiti e inaugurar a escola Notre Dame des Anges em Leogane, construída graças ao trabalho da Igreja local e à coordenação da Nunciatura Apostólica”.

A viagem inclui uma reunião com os representantes da Cáritas Haiti: seu presidente, o bispo Erick Touissant, e o diretor, o padre Hervé François, assim como com representantes das outras Cáritas presentes na ilha. Sucessivamente, haverá um colóquio com os organismos humanitários católicos ali presentes.

Além disso, o cardeal nigeriano participará da inauguração da escola Notre Dame des Anges, em Leogane, administrada pela Companhia de Jesus e construída com fundos enviados pelo Santo Padre ao longo destes cinco anos.

Por outro lado, Sarah se reunirá com as autoridades locais, em particular com o Presidente da República do Haiti, e se encontrará com a Conferência Episcopal Haitiana, os sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos que prestam sua ajuda ao trabalho de reconstrução do país.