Lombardi garante que “não há novidade” sobre os arquivos de Pio XII

Mais Lidos

  • O Papa descreve o Concílio Vaticano II como a "estrela polar do caminho da Igreja" e apela ao progresso na "reforma eclesial"

    LER MAIS
  • “A memória sem cérebro desafia a associação quase automática entre memória e sistema nervoso central”, exemplifica o pesquisador

    Os mistérios mais atraentes da neurobiologia vegetal são os que questionam as categorias do pensamento moderno. Entrevista especial com Guilherme Soares

    LER MAIS
  • No capitalismo mafioso Nicolás Maduro veste Nike. Artigo de Ivana Bentes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Jonas | 22 Janeiro 2014

O porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou que “não há nenhuma novidade importante” sobre a possível abertura dos arquivos vaticanos a respeito do pontificado de Pio XII.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 20-01-2014. A tradução é do Cepat.

Nesse sentido, explicou que “a abertura dos arquivos vaticanos” sobre o pontificado de Pio XII, sua relação com o regime nazista e sua atitude diante da Shoah – termo hebreu utilizado para se referir ao Holocausto – “está no programa há muitos anos”.

Também comentou que a análise dos documentos “requer um tempo prévio para a ordenação, antes de se realizar buscas neles”. Assim, concluiu que os arquivos serão abertos assim que for “completada a classificação”.

Lombardi realizou esta afirmação após a reunião amistosa e fraternal que teve com o Papa e com o rabino argentino Abraham Skorka, amigo íntimo do papa Francisco, que declarou ao jornal “Sunday Times” que acredita que “o Papa abrirá os arquivos”.

“A posição diante da abertura dos arquivos do Vaticano e dos diversos documentos sobre o pontificado de Pio XII, que no momento estão fechados, é uma questão que há décadas é acompanhada pela Santa Sé e várias vezes confirmada”, explicou Lombardi, em referência aos comentários do rabino argentino, amigo há anos do papa Francisco.