07 Abril 2013
Em sua primeira nomeação à burocracia central do Vaticano, o Papa Francisco nomeou o chefe do principal grupo de franciscanos como o número dois da vida religiosa no Vaticano.
A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada no sítio National Catholic Reporter, 06-04-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O papa nomeou o padre franciscano José Rodríguez Carballo como secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, segundo anunciado pelo Vaticano nesse sábado.
Espanhol que atuava em Roma como ministro-geral da Ordem dos Frades Menores, que remonta suas raízes diretamente a São Francisco de Assis e representa cerca de 15 mil freis em 113 países, Rodríguez substitui nesse cargo o arcebispo norte-americano Joseph Tobin.
Tobin foi inesperadamente nomeado arcebispo de Indianápolis no ano passado.
A nomeação de Rodríguez provavelmente será examinada por aqueles que buscam ver se Francisco está empreendendo uma reforma da burocracia do Vaticano, conhecida como Cúria, após uma série de escândalos, incluindo o julgamento no ano passado do mordomo papal por roubo de documentos pessoais do Papa Bento XVI.
O Vaticano anunciou a nomeação de Rodríguez em um comunicado de imprensa no último sábado e disse que ele também havia se tornado arcebispo.
A nomeação de Rodríguez à congregação para os religiosos representa um passo incomum, já que não é normal que o chefe de uma ordem religiosa assuma o posto.
Além disso, Rodríguez estava atuando como presidente da União dos Superiores Gerais, um grupo internacional com sede em Roma que representa os membros de ordens religiosas masculinas de todo o mundo.
A nomeação do novo prelado pode ser vista com um significado particular nos EUA, onde a sua nova Congregação havia iniciado uma investigação, conhecida como "visitação apostólica", das ordens individuais de irmãs católicas dos EUA em 2009.
Essa investigação foi iniciada pelo então chefe da Congregação, o cardeal Franc Rodé, que então foi substituído pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz.
Braz de Aviz e Tobin foram vistos por muitos observadores como pessoas com um tom mais conciliatório com relação às irmãs. Após sua nomeação em 2011, Braz de Aviz disse ao NCR que queria "aprender" e "caminhar" com as irmãs norte-americanas.
Um relatório final sobre a visitação, que teve equipes de visitadores para as cerca de 90 congregações religiosas norte-americanas para entrevistas e debates, foi silenciosamente apresentado ao Vaticano em janeiro de 2012. É desconhecido qual ação foi tomada sobre esse assunto desde pelo Vaticano.
Uma investigação separada do principal órgão representativo das irmãs norte-americanas, conhecida como "avaliação doutrinal", foi realizada pela poderosa Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano em 2009.
Em abril passado, a Congregação provocou amplos protestos nos EUA quando concluiu a avaliação ao ordenar que o grupo, conhecido como Leadership Conference of Women Religious, fosse revisto e se colocasse sob a autoridade de três bispos norte-americanos.
A LCWR, que representa cerca de 80% das cerca de 57 mil irmãs norte-americanas, criticou repetidamente às afirmações feitas no relatório que fazia esse pedido, dizendo que elas vinham de um processo falho.
O arcebispo de Seattle, Peter Sartain, foi designado pelo Vaticano como "arcebispo delegado" do grupo e recebeu um mandato de cinco anos para supervisionar as suas funções.
Rodríguez é formado em teologia bíblica e escritura sagrada pelo Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, e pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, respectivamente.
Segundo o site dos freis, ele fala espanhol, italiano, português, francês e inglês, e foi ordenado padre em 1977 pelo Papa Paulo VI.