09 Agosto 2012
A Conferência Episcopal Peruana exortou nessa quarta-feira as autoridades da "ex-Pontifícia Universidade Católica do Peru" a que acolham as disposições do Papa Bento XVI e adeque seus estatutos à Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae.
A reportagem é de Religión Digital, 08-08-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Os bispos peruanos reunidos em Conselho Permanente manifestaram, em um comunicado oficial, o seu respaldo ao cardeal Juan Luis Cipriani "perante as infundadas acusações e ofensas que recebeu" pela sua participação no longo litígio contra a universidade.
A prestigiada universidade particular perdeu o direito de usar em sua denominação os títulos de "Pontifícia" e de "Católica" de acordo com uma resolução do último dia 11 de julho dada no Vaticano.
A decisão foi tomada depois que a universidade peruana, "a partir de 1967, modificou unilateralmente os seus estatutos em diversas ocasiões prejudicando gravemente os interesses da Igreja", indicou a resolução.
No entanto, a assembleia universitária decidiu que irá respeitar a denominação oficial, inscrita nos registros públicos peruanos, e deplorou o decreto papal que, em sua opinião, "contém diversos aspectos que se opõem aos direitos reconhecidos na Constituição Política e na legislação peruana".
Suas autoridades acusaram Cipriani de estar interessado em administrar os bens da universidade, que chegam a cerca de 300 milhões de dólares, e a vice-reitora, Pepi Patrón, declarou recentemente que "terão que usar a violência" para removê-los.
A Conferência Episcopal também rejeitou as "expressões ofensivas, manifestadas nos meios de comunicação, tanto contra a pessoa do cardeal secretário de Estado (Tarcisio Bertone), quanto com as próprias decisões da Santa Sé".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Bispos peruanos se unem ao Vaticano e a Dom Cipriani - Instituto Humanitas Unisinos - IHU