Wislawa Szymborska na oração inter-religiosa desta semana

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • O Papa descreve o Concílio Vaticano II como a "estrela polar do caminho da Igreja" e apela ao progresso na "reforma eclesial"

    LER MAIS
  • Papa Leão XIV: Um golpe nos poderosos

    LER MAIS
  • “A memória sem cérebro desafia a associação quase automática entre memória e sistema nervoso central”, exemplifica o pesquisador

    Os mistérios mais atraentes da neurobiologia vegetal são os que questionam as categorias do pensamento moderno. Entrevista especial com Guilherme Soares

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Fevereiro 2017

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Foto: Mister Green Lda

Anotação

A vida – única possibilidade
para se cobrir de folhas,
tomar fôlego na areia,
voar com asas;

ser um cão
ou acariciar seu pelo quente;

diferenciar a dor
de tudo que não é ela;

imiscuir-se nos acontecimentos,
perder-se nas paisagens,
procurar o menor dentre os erros.

Ocasião excepcional
para lembrar por um momento
do que se falava
junto à lâmpada apagada;

e uma vez pelo menos
tropeçar numa pedra,
molhar-se em alguma chuva,
perder as chaves na grama
e seguir com a vista uma fagulha ao vento;

e incessantemente não saber
algo de importante.

Fonte: Wislawa Szymborska. Um amor feliz. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 229


Foto: Blog Beautywelove

Wisława Szymborska (1923 - 2012): Conhecida como a "Mozart da poesia", a polonesa foi poetisa, escritora, crítica literária e tradutora. Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 1996, possui cerca de 250 poesias publicadas, com as quais, segunda ela, objetivava "buscar o sentido das coisas". Além disso, Wisława foi chamada de “poeta da consciência do ser”. No Brasil suas obras foram publicados individualmente em jornais e revistas ao longo dos anos. Uma coletânea, intitulada Poemas, com 44 textos, foi publicada em 2011 pela Companhia das Letras. Em 2016 a editora lançou a obra Um amor feliz.