"O Papa busca a razão em sua relação com as culturas e as religiões’

Mais Lidos

  • Varsóvia e Gaza: 80 anos depois, dois guetos e o mesmo nazismo... e a mídia finge não ver o Terror de Estado de Netanyahu. Artigo de Luiz Cláudio Cunha

    LER MAIS
  • A 'facisfera' católica: jovens sacerdotes ultraconservadores que rezam no YouTube pela morte do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Garimpo e barbárie: uma história de genocídio e de luta dos Yanomami. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Março 2011

"Bento XVI busca o método da razão em sua relação com as culturas e as religiões", afirmou esta manhã o diretor do L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, durante a apresentação do I Congresso Mundial de Universidades Católicas, que, em agosto deste ano (dias antes da Jornada Mundial da Juventude), congregará centenas de jovens na Universidade Católica de Ávila.

A reportagem é de Jesús Bastante e está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 28-02-2011. A tradução é do Cepat.

"Bento XVI procede do mundo universitário, e trata de refletir sobre a fé e a razão, o que nem sempre é reconhecido", apontou Vian, recordando o conflito surgido após suas palavras em Regensburg, ou seu discurso malogrado na Universidade de La Sapienza. "Intercâmbio, confronto e diálogo" com a cultura moderna, são as três bases do discurso do Pontífice sobre este tema, assegurou.

Vian fez estas declarações durante a apresentação do I Congresso Mundial de Universidades Católicas. Do ato participaram ainda a reitora da Universidade Católica de Ávila, María del Rosario Sáez Yuguero; a presidente do Conselho Diretivo da UCAV, Lydia Jiménez González; o reitor da Universidade Francisco de Vitória, Daniel Sada Castaño, e a vice-reitora de Pesquisa da Universidade CEU San Pablo, Elena Postigo.

No evento, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto, participarão cerca de 50 universidades, procedentes dos Estados Unidos, Argentina, Eslováquia, Índia, Itália, Filipinas, México, Equador, França, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, Inglaterra, Irlanda ou Polônia, entre muitos outros países, coincidindo com as datas prévias em que o Papa Bento XVI estará em Madri por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Com o lema "A identidade das universidades católicas" foram convocadas universidades de todo o mundo, ainda que o encontro esteja aberto a todas aquelas pessoas interessadas em questões como a contribuição das universidades católicas para o desenvolvimento da antropologia, sua resposta aos grandes desafios da humanidade, sua projeção evangelizadora, entre outros temas.

No programa estão previstas quatro conferências magistrais: Mons. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, falará sobre "A universidade e a nova evangelização’; o professor Dr. Alejandro Llano Cifuentes (Universidade de Navarra) apresentará sua conferência intitulada "Repensar a Universidade’; no domingo, o prof. Dr. Buonomo Vincenzo, da italiana Pontifícia Universidade Lateranense, explicará "A contribuição da educação católica universitária aos direitos humanos’. Finalmente, o prof. Dr. Stefano Zamagni (Universidade de Bolonha, Itália), falará "Sobre a relação studium e imperium na pós-modernidade: o papel específico da Universidade Católica’.

Além disso, está prevista a realização de uma Feira de Universidades, para a qual estão convidadas todas as participantes e que servirá de ponto de encontro entre os participantes. Esta convenção pretende ser um instrumento para aprofundar e consolidar as relações entre os diferentes centros.

A Universidade Católica Santa Teresa de Ávila, junto com as universidades do CEU (San Pablo, Abat Oliba e Cardeal Herrera), a Universidade Francisco de Vitória, a Universidade de Navarra, a Universidade Católica de Santo Antonio de Múrcia, a Universidade Católica de Valência São Vicente Mártir e as universidades membros de ICUSTA, promovem este importante evento que, sem dúvida, suporá um antes e um depois no conceito, desenvolvimento e promoção das universidades católicas.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"O Papa busca a razão em sua relação com as culturas e as religiões’ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU