Não ao glifosato no meu prato. Artigo de Tonio Dell'Olio

Foto: Adrien King | Unsplash

Mais Lidos

  • O manifesto perturbador da Palantir recebe uma enxurrada de críticas: algo entre o tecnofascismo e um vilão de James Bond

    LER MAIS
  • A socióloga traz um debate importante sobre como as políticas interferem no direito de existir dessas pessoas e o quanto os movimentos feministas importam na luta contra preconceitos e assassinatos

    Feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio: a face obscura da extrema-direita que viabiliza a agressão. Entrevista especial com Analba Brazão Teixeira

    LER MAIS
  • Trump usa o ataque para promover sua agenda em meio ao bloqueio de informações sobre o Irã e índices de aprovação em níveis historicamente baixos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

09 Abril 2024

"Pessoas que sofreram danos irreversíveis (leia-se, tumores) devido ao uso de fitofármacos e pesticidas, principalmente o glifosato, processaram a Monsanto e ganharam ações judiciais milionárias. Davi contra Golias[...]", escreve Tonio Dell’Olio, padre, jornalista e presidente da associação Pro Civitate Christiana, em artigo publicado por Mosaico di Pace, 08-04-2024. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

As entrevistas ouvidas ontem à noite durante o programa “Adivinha quem vem para jantar” são de uma evidência excepcional. Pela primeira vez, a televisão italiana deu a palavra a testemunhas diretas, ou seja, os protagonistas, ou seja, às vítimas que tiveram a coragem de reagir. Pessoas que sofreram danos irreversíveis (leia-se, tumores) devido ao uso de fitofármacos e pesticidas, principalmente o glifosato, processaram a Monsanto e ganharam ações judiciais milionárias.

Davi contra Golias, mas não para cantar vitória, mas para conscientizar todos de quanto o lucro supera a atenção e o cuidado com a vida das pessoas.

Agora, nos Estados Unidos, quem produz glifosato é obrigado a ressarcir quem adoece. Ouvimos a história de quatro pessoas que lutaram e alcançaram resultados incríveis combatendo os gigantes da química, para proteger os direitos de todos. São aqueles que estiveram em contato direto e contínuo com tais produtos químicos mas sabemos que, em pequenas doses, aqueles produtos nocivos chegam às nossas mesas. A forte incidência e crescimento das doenças oncológicas nos revela isso com toda a evidência todos os dias.

Leia mais