22 Novembro 2018
Depois de passado o Sínodo da Juventude, o papa Francisco continua a acenar às juventudes. Nesta quarta-feira, 21-11-2018, o Vaticano divulgou uma vídeo-mensagem para os jovens em preparação à 22ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Panamá, entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019. Francisco reforça o ímpeto de os jovens optarem por um discernimento vocacional a serviço dos que mais necessitam, uma revolução sustentada na união da oração e da ação.
"Há muitos jovens, crentes ou não crentes, que, no final dum período de estudos, mostram desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem. Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os 'poderes fortes' desta terra: a 'revolução' do serviço.", exorta o Papa Francisco.
Queridos jovens!
Vai-se aproximando a Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada no Panamá em janeiro do próximo ano e terá como tema a resposta da Virgem Maria à chamada de Deus: "Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38).
As suas palavras são um "sim" audaz e generoso; o sim de quem compreendeu o segredo da vocação: sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros. A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo.
Há muitos jovens, crentes ou não crentes, que, no final dum período de estudos, mostram desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem. Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os "poderes fortes" desta terra: a "revolução"do serviço.
Para colocar-se ao serviço dos outros não basta estar pronto para a ação, é preciso também entrar em diálogo com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria. Ela escutou o que o anjo Lhe dizia e, depois, respondeu. A partir deste relacionamento com Deus no silêncio do coração, descobrimos a nossa identidade e a vocação a que nos chama o Senhor; a vocação pode expressar-se em várias formas: no matrimônio, na vida consagrada, no sacerdócio… Mas todas elas são caminhos para seguir Jesus. O importante é descobrir aquilo que o Senhor espera de nós e ter a audácia de dizer "sim".
Maria foi uma mulher feliz, porque generosa com Deus, aberta ao plano que tinha para Ela. As propostas de Deus para nós, como a que fez a Maria, não são para apagar sonhos mas para acender desejos; para fazer com que a nossa vida dê fruto, faça desabrochar muitos sorrisos e alegre muitos corações. Responder afirmativamente a Deus é o primeiro passo para ser feliz e tornar felizes muitas pessoas.
Queridos jovens, tende a coragem de entrar, cada um, no próprio interior e perguntar a Deus: Que quereis de mim? Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria.
Na iminência da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, convido-vos a preparar-vos, acompanhando e participando em todas as iniciativas que se vão realizando. Isto ajudar-vos-á a caminhar para tal meta. Que a Virgem Maria vos acompanhe nesta peregrinação e o seu exemplo vos induza a ser audazes e generosos na resposta.
Boa caminhada rumo ao Panamá! E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim. Até breve!
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
É preciso uma ‘revolução do serviço’ para derrotar os poderes fortes. Mensagem do Papa Francisco aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2019 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU