• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Jesus Cristo odiava as fronteiras. Artigo de José María Castillo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Setembro 2017

“A mentalidade de Jesus não era nacionalista. Nada disso. Era uma mentalidade humanitária”, escreve o teólogo espanhol José María Castillo, em artigo publicado por Religión Digital, 26-09-2017. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Fronteira é a linha que separa e divide uma nação de outra, um país de outro e, com frequência, também uma cultura de outra. Por isso, as fronteiras nos separam, talvez nos dividem e, com frequência, nos distanciam uns dos outros. Daí que, muitas vezes, as fronteiras nos colocam em confronto uns com outros. É inevitável.

Dirão que eu estou exagerando no negativo. É possível. Mas, ninguém pode negar que a história está repleta de peripécias e desgraças com o que acabo de apontar.

Dito isto, por formação (ou deformação) profissional, quando vejo um problema ou uma situação, como a que estamos vivendo nesse exato momento, na Espanha, na Europa e no mundo, vou ao Evangelho e me pergunto: Jesus de Nazaré me ensina algo que sirva para me orientar no que está acontecendo?

Jesus deu sinais de nacionalismo. Quando enviou seus apóstolos para anunciar a chegada do Reino de Deus, a primeira coisa que lhes disse é que não fossem aos pagãos, nem a cidades de samaritanos (Mt 10, 5). E à mulher cananeia, que lhe pedia a saúde para sua filha enferma, disse que ele tinha vindo para as ovelhas desgarradas de Israel (Mt 15, 24).

Os estudiosos destes relatos buscam explicações para estes estranhos episódios. Porque, entre outras coisas, sabemos de sobra que Jesus apreciou ao extremo os samaritanos (Lc 9, 51-56; 10, 30-35; 17, 11-19; Jo 4). É que, segundo parece, na mentalidade de Jesus, as “ovelhas desgarradas” estavam precisamente em seu povo, em Israel. Daí sua insistência em que os apóstolos atendessem, antes de tudo, àqueles que viviam extraviados e perdidos. A mentalidade de Jesus não era nacionalista. Nada disso. Era uma mentalidade humanitária.

Por isso, chama a atenção que a primeira vez que, segundo o Evangelho de Lucas, Jesus foi ao seu povoado (Nazaré), tenham lhe pedido que fizesse a leitura na sinagoga. E não lhe ocorreu outra coisa que, ao ler um texto do profeta Isaías (61, 1-2), só fizesse menção ao “ano da graça” e pulou o “dia da vingança”. O que produziu o enfrentamento (segundo a tradução mais correta. J. Jeremias) das pessoas (Lc 4, 22). E o pior foi que, ao invés de tranquilizar a seus concidadãos, disse-lhes que Deus prefere os estrangeiros (uma viúva de Sarepta e um político da Síria) (Lc 4, 24-27), antes que aos moradores de Nazaré. Isto deixou as pessoas furiosas e não o jogaram ao precipício por um fio, de verdadeiro milagre (Lc 4, 28-30). Jesus odiava as fronteiras até o ponto de arriscar a vida, para deixar claro que não suporta fronteiras que nos separam e nos dividem.

Mas não é isto o mais chamativo. Uma das coisas que mais surpreendem nos evangelhos é que os três elogios mais notáveis, que Jesus fez a respeito da fé, não foram aos seus apóstolos, nem a seus compatriotas, nem a seus amigos. Foram feitos a um centurião romano (Mt 8, 10), a uma mulher cananeia (Mt 15, 28) e a um leproso samaritano, que veio agradecer a Jesus, diferente dos nove leprosos judeus que se deram por satisfeitos com o cumprimento de “sua lei” (Lc 17, 11-19).

Jesus, ao morrer, “entregou o espírito” (Jo 19, 30). Deixou esta vida? Isso, é claro. Mas há algo muito mais profundo: “entregou” (“paradidomi”) o “Espírito”. Para o IV Evangelho, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, tudo aconteceu naquele instante (H. U. Weidemann). E desde aquele instante, que mudou a História, acabou o mito da Torre de Babel, as muitas línguas, as divisões e incapacidades para nos entender e conviver unidos e em paz. É o cume do Evangelho. E se é que o [exemplo] de Deus serve para algo, para que nos serve, se a cada dia que passa, fica mais insuportável para nós convivermos unidos? Espanha ou Catalunha são mais importantes que o Evangelho de Jesus? Pelo que estamos vendo, para muitos cristãos e não poucos padres são. Ou essa é a impressão que deixam.

Leia mais

  • Importantes cardeais defendem os privilégios dos clérigos. Artigo de José María Castillo
  • “O uso pastoral que a Igreja fez da morte tem sido abusar do medo”. Artigo de José María Castillo
  • Castillo responde aos seus críticos: “Ou nós cremos em Deus ou cremos no inferno”
  • “A religião estabelecida não suportou o Evangelho”. Artigo de José María Castillo
  • “O núcleo central na vida de Jesus não foi a religião, mas a missão de humanizar este mundo”. Artigo de José María Castillo
  • “A teologia do Papa Francisco é, sobretudo, a do seguimento de Jesus”. Artigo de José María Castillo
  • O empobrecimento da teologia. Artigo do teólogo José María Castillo
  • “O integrismo litúrgico é um problema muito grave que toca o coração do Evangelho”
  • “A Igreja deslocou o eixo do Evangelho de Jesus para a religião dos sacerdotes”. Artigo de José María Castillo

Notícias relacionadas

  • Evangelho de Marcos 13, 24-32

    LER MAIS
  • Evangelho segundo Marcos 6,30-34

     Fonte: http://bit.ly/1dWXuFi O seguinte comentário do Evangelho segundo Marcos 6,30-34 é elaborado por Maria Cristina Giani[...]

    LER MAIS
  • Evangelho segundo São Marcos 6, 7-13

    LER MAIS
  • Ser e viver juntos!

    "Deve-se notar que Mateus está se referindo aqui a nenhuma estrutura hierárquica de sua Igreja do primeiro século... O que sign[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados