O Patriarca Bartolomeu sobre o furacão Harvey no Texas, "é hora de refletir sobre o terrível poder da natureza e sobre a nossa responsabilidade"

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Setembro 2017

"A devastação em curso na região do Golfo do Texas, especialmente em Houston, a quarta maior cidade dos Estados Unidos, causada pelo furacão Harvey (agora tempestade tropical) é um severo lembrete do terrível poder da natureza". Assim inicia o comunicado do Patriarca Ecumênico Bartolomeu - conhecido mundialmente por seu compromisso com o meio ambiente, a ponto de ser definido como o "Patriarca Verde" – a respeito da devastação causada pelo furacão Harvey nos Estados Unidos. O Patriarca oferece orações para aqueles que perderam suas vidas, para as famílias atingidas por essa calamidade e para todos aqueles que agora estão envolvidos nas operações de socorro. "Que Deus dê-lhes força nesta hora de necessidade". Mas, em seu comunicado, o Patriarca também convida a refletir sobre a responsabilidade que os homens têm para a proteção da terra, há poucos dias da celebração, em 1º. de setembro, do Dia de Oração para o Cuidado da Criação.

A informação é publicada por Servizio di Informazione Religiosa – SIR, 30-08-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

"Agora - escreve Bartolomeu - é hora de refletir sobre o terrível poder da natureza e da nossa responsabilidade humana para sermos bons e sábios administradores do ambiente. Todos somos chamados a participar da redenção e da gestão de nosso mundo, trabalhando para conter a força destrutiva de tais furacões com um melhor planejamento ambiental; ou comprometendo-nos mais seriamente para combater o grave problema da mudança climática e da forma como interfere no nosso planeta; ou até mesmo para entrarmos diretamente em campo com projetos de caridade que possam ajudar e sustentar aqueles cujas vidas foram tão drasticamente modificadas por causa das mudanças ambientais em um piscar de olhos".

O comunicado de Bartolomeu conclui-se recordando a Aliança entre Deus e cada criatura sobre a terra e o versículo do Gênesis, "as águas nunca mais se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Patriarca Bartolomeu sobre o furacão Harvey no Texas, "é hora de refletir sobre o terrível poder da natureza e sobre a nossa responsabilidade" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU