• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

EUA: decisão de sair do Acordo de Paris renova os chamados para a ação climática

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Junho 2017

“Sair do Acordo de Paris tornaria mais difícil para o nosso país e para o mundo alcançar um futuro mais seguro e mais próspero”, afirma Carter Roberts, presidente e diretor-executivo do WWF-Estados Unidos

A reportagem foi publicada por WWF, 02-06-2017. 

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje, 1º de junho, que começará o processo de retirada dos Estados Unidos do histórico Acordo de Paris, o primeiro acordo global para enfrentamento às mudanças climáticas. O anúncio, já esperado e bastante criticado por vários países, representa um chamado à ação para que governos nacionais e locais, empresas e pessoas em todo o mundo intensifiquem seus compromissos para enfrentar a mudança climática.

O acordo histórico, aprovado em dezembro de 2015, traz o comprometimento de quase 200 países de perseguirem todos os esforços para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ° C para evitar alguns dos piores impactos do aquecimento do planeta.

Para o líder global da Prática de Clima e Energia do WWF-Brasil, Manuel Pulgar-Vidal, “o Acordo de Paris é a maior resposta coletiva para combater as mudanças climáticas e felizmente é maior do que qualquer nação ou governo. Ainda podemos atingir as promessas de Paris, mas não temos tempo a perder. Países ao redor do mundo devem usar esta oportunidade para liberar seu potencial, investir em energia renovável que elimina a poluição e constrói economias mais resilientes, inclusivas e prósperas”.

Para o diretor-geral do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, “as manifestações em todo o mundo e as tendências da economia mundial mostram que o Acordo de Paris continuará firme e forte, independentemente da decisão de Trump. O movimento de descarbonização mundial já está em andamento e é irreversível. Cabe aos países continuarem com seus planos de implementação do Acordo e o aumento da ambição de suas metas; governos subnacionais e setor empresarial norte-americano devem continuar o movimento de uma economia americana de baixo carbono”.

Repercussão local De acordo com Carter Roberts, presidente e diretor-executivo do WWF-Estados Unidos, o Acordo de Paris surgiu quando nações colocaram de lado a política para, coletivamente, reverterem o curso desta ameaça ao nosso modo de vida e os Estados Unidos ajudaram a liderar esta mudança.

“Honrar os compromissos e cumprir nossas promessas têm sido marcas da política interna e internacional dos Estados Unidos. As leis e as regulamentações ambientais norte-americanas têm servido como modelos para políticas do tipo ao redor do mundo”, comenta.

O diretor-geral cita que a expansão da economia de energia limpa do país emprega mais de 3,3 milhões de americanos – mais do que todos os postos de trabalho na indústria de combustíveis fósseis combinados. De grandes varejistas como Walmart, passando por empresas de energia elétrica, como a Pacific Gas & Electric, até empresas de tecnologia como Google e Apple, as empresas americanas têm sido firmes no seu apoio ao Acordo de Paris. “Até empresas de petróleo, gás e carvão como a Royal Dutch Shell, BP, ExxonMobil e Peabody Coal têm apoiado o acordo, o que torna o anúncio de hoje ainda mais confuso”.

“Sair do Acordo de Paris tornaria mais difícil para o nosso país e para o mundo alcançar um futuro mais seguro e mais próspero. Em um mundo feito mais seguro por acordos entre as nações, nós pedimos que a administração Trump reconsidere e fique com as empresas americanas, prefeitos e governadores que apoiam o Acordo de Paris. Assim, priorizará os postos de trabalho e estabilidade a longo prazo que a América precisa”, completa Roberts.

Leia mais

  • Cinco efeitos globais da saída dos EUA do Acordo de Paris
  • Saída dos EUA do Acordo de Paris reflete pensamento de uma elite industrial decadente, diz professor da FGV
  • Nota do Observatório do Clima sobre saída dos EUA do Acordo de Paris
  • Elon Musk deixa grupo de conselheiros de Trump após saída do Acordo de Paris
  • Donald Trump enterra esforço global para deter mudança climática
  • Bispos dos EUA lamentam a saída do Acordo de Paris anunciada por Trump
  • O Vaticano se tornará o primeiro estado com zero emissões
  • Autoridade do Vaticano diz que a saída de Trump do Acordo de Paris é um 'tapa na cara'
  • A guerra de Trump contra o meio ambiente é uma guerra contra os jovens e nascituros
  • Trump deve retirar EUA do acordo sobre mudanças climáticas
  • Europa se alia à China para tentar manter vivo acordo climático
  • Estados Unidos impedem acordo sobre mudança climática e o Acordo de Paris no G7
  • Ato de Trump praticamente tira os EUA do Acordo de Paris
  • Trump exalta carvão ao derrubar plano de Obama contra mudança climática
  • China e Europa se aliam na luta climática contra Trump
  • Trump desmantela política ambiental de Obama contra a mudança climática
  • Acordo de Paris é mais sólido que o de Kyoto. Entrevista especial com Pedro Telles
  • Acordo de Paris: 60 países já ratificaram
  • G20 perderá meta de Paris, diz relatório
  • Xi alerta Trump sobre saída de Paris
  • Desregulamentação ambiental de Trump ameaça acordo de Paris,diz especialista
  • A demanda de energia e o crescimento das fontes renováveis até 2035
  • Por que empresas de carvão dos EUA querem manter pacto do clima?
  • Rumo a Paris e à energia renovável
  • Recorde de mudança climática coloca o mundo em 'território desconhecido'
  • Rápida mudança climática nas regiões polares exige resposta global, alerta a ONU
  • Trump causa dúvida sobre mudança climática
  • Católicos continuam pressionando Trump quanto a alterações climáticas
  • O “cuidado” de Trump ao meio ambiente é o oposto do ensino social católico


Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados