• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uber lança carros sem motorista, mas Califórnia pede retirada de circulação

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

16 Dezembro 2016

O Estado da Califórnia ordenou à Uber que não coloque em circulação seus carros sem motorista até obter uma permissão oficial. A empresa testava há três meses seu modelo autônomo, um Volvo XC90, em Pittsburg, e na noite desta quarta-feira lançaria o serviço para usuários na cidade onde surgiu, São Francisco (EUA). Entretanto, em uma carta do Departamento de Trânsito (DMV) obtida pela agência Associated Press, o responsável pelo departamento diz que a atividade dos carros sem motorista “devem parar” e ameaça tomar ações legais caso a Uber decida prosseguir com o lançamento. A empresa não havia respondido até a noite de quarta-feira, quando a carta foi divulgada.

A reportagem é de Pablo Ximénez de Sandoval, publicada por El País, 15-12-2016.

A reação das autoridades é uma ducha de água fria no anúncio oficial sobre a utilização de carros sem motorista da Uber em São Francisco, uma ação que enviava uma mensagem à concorrência sobre seus planos em um momento em que várias empresas já estão testando carros sem motorista.

Segundo o departamento de trânsito californiano, a Uber não pediu a permissão necessária para colocar “veículos autônomos” nas ruas. Porém, a empresa argumenta que como há um motorista nos veículos (que podem acionar a direção a qualquer momento, se necessário), não era preciso obter o registro, conforme alegam as autoridades. A Uber alega ainda que trata-se de um modelo mais seguro de direção, e apresenta dados para tentar embasar sua proposta.

O fundador e presidente da Uber, Travis Kalanick afirmara dois dias antes que “a promessa do carro sem motorista" era "central para tornar o transporte muito mais confiável para todo mundo". "Embora ele só atuará, por enquanto, de dia, o carro autônomo será uma peça fundamental do transporte no futuro. Um futuro que nos dá muitas esperanças”, afirmou, ao apresentar seus planos para a cidade californiana. Os carros sem motorista da Uber deveriam começar a circular pelas ruas de São Francisco quando foram surpreendidos pelo comunicado. Alguns veículos chegaram a circular - um deles inclusive foi flagrado por um taxista, que gravou com uma câmera de segurança de seu carro o momento em que ele atravessa o farol vermelho quando uma pessoa iria atravessar a rua. O vídeo viralizou nas redes sociais em questão de minutos.

De acordo com dados da Associated Press, o departamento de trânsito californiano deu permissões a 20 empresas para colocarem veículos sem motoristas nas ruas na corrida de testes entre as gigantes de tecnologia e automobilísticas, como a Google e a Tesla, para serem as primeiras nesse eventual mercado. Mas não a Uber. A interpretação da lei feita pela Uber, segundo a qual seus veículos não precisam de permissão porque são supervisionados por humanos presencialmente, vai de encontro ao anúncio de quarta-feira e pode causar uma nova batalha legal. O último choque com as autoridades foi para definir se seus motoristas legalmente são funcionários, como defendiam estes, ou autônomos.

Leia mais

  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista
  • Só a China contém o Uber
  • Entenda a polêmica do aplicativo Uber
  • O futuro da educação. Estudantes e mestres, preparem-se. Vem aí a Air School e o Uber MBA
  • Sucesso na Europa da crise, chega ao Brasil BlaBlaCar, o “Uber da carona”

Notícias relacionadas

  • A transposição do rio São Francisco

    "Considerado um dos maiores projetos do governo Lula e estimado em quatro bilhões de reais, a transposição do Rio São Francisc[...]

    LER MAIS
  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista

    A decisão mais temida pelos motoristas do Uber começa a se tornar realidade. A empresa firmou um acordo com a montadora sueca Vo[...]

    LER MAIS
  • Só a China contém o Uber

    Só a Muralha da China poderia desacelerar o avanço esmagador do Uber. O aplicativo de táxis online, pioneiro da economia compar[...]

    LER MAIS
  • São Francisco: entre Giotto e Dante

    Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados