REPAM-Brasil: Anúncio e denúncia como instrumento de Transformação Social

Religión Digital

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

29 Setembro 2016

Comunicadores provenientes dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal se reuniram de 20 a 25 de setembro, em Manaus, para participar do curso “Comunicação para a Transformação Social”, organizado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica do Brasil, REPAM-Brasil, e a Comissão Episcopal para a Amazônia, entidade vinculada a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A reportagem é de Luis Miguel Modino, publicada por Religión Digital, 27-09-2016. A tradução é do Cepat.

As atividades desenvolvidas ao longo destes dias foram coordenadas pelo equatoriano Pedro Sánchez, responsável geral de comunicação da REPAM. Neste encontro, buscou-se encontrar respostas que permitam ajudar a superar os desafios daqueles que trabalham no mundo da comunicação e, ao mesmo tempo, que a partir da dimensão comunicativa se formulem estratégias de atuação no cuidado e defesa da Casa Comum.

Para fazer com que este processo possa ter um bom êxito final se insistiu na necessidade de partir de algumas atitudes que são básicas: comunhão, solidariedade, esperança. Ao mesmo tempo, não se pode deixar de fortalecer o que torna realidade uma comunicação democrática a partir de valores humanos e cristãos. Tampouco pode ser esquecida a consolidação de líderes comunitários e de processos participativos de transformação social e incidência política.

Na opinião do padre Raimundo Vanthuy Neto, diretor do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, ITEPES, que acolheu o evento, a comunicação dentro da REPAM-Brasil tem que estar orientada pelo anúncio e a denúncia.

É necessário divulgar todos os aspectos positivos que estão presentes na Amazônia e seus povos, uma terra cheia de beleza, expressa na pluralidade das formas de viver, que é visível na florestas, as águas e os valores dos povos. Junto a isto, não se pode deixar de gritar com força o sofrimento no qual a região está imersa. O grande número de mortes, muitas vezes violentas, e a destruição de rios e florestas, como consequência dos grandes projetos, sobretudo as grandes hidrelétricas, são situações que devem ser comunicadas através dos diferentes meios de comunicação.

O mesmo diretor do ITEPES desafiou os comunicadores presentes a encontrar caminhos de comunicação para as diferentes realidades amazônicas. De um lado, a Amazônia é uma região cada vez mais urbanizada, mas ainda existem muitas comunidades isoladas onde a dificuldade de acesso e a falta de instrumentos virtuais dificultam a chegada de informação. Na opinião do sacerdote brasileiro, é necessário um trabalho em rede que torne mais efetivo o trabalho que se realiza em diferentes âmbitos.

Leia mais...

REPAM: Diálogo com os povos indígenas para uma agenda em comum em defesa da vida na Amazônia

Desmatamento, agricultura e pecuária modificam composição química no solo da Amazônia

Como inovação e tecnologia podem salvar a Amazônia

Políticos declaram e exploram terras em áreas indígenas, na Amazônia e no MS

Amazônia: Aplicação dos Indicadores de Bem-Estar para Povos Tradicionais, conceitos éticos para políticas justas

Casaldáliga e o martírio na Amazônia

Os maiores devedores da Amazônia e suas perigosas relações

Amazônia e Cerrado são os biomas mais atingidos por queimadas no inverno

Desenvolvimento: Amazônia não é uma tábula rasa. Entrevista especial com Daniela Alarcon