20 Dezembro 2023
Pablo Ceriani Cernadas é advogado (Universidade de Buenos Aires), doutor em Direitos Humanos (Universidade de Valência, Espanha) e mestre em Migração Internacional e Direito Migratório (Universidade Europeia de Madri). Coordena o Programa de Pesquisa e Advocacia sobre Migração e Asilo do Instituto de Justiça e Direitos Humanos da Universidade Nacional de Lanús (UNLA, Argentina) e é diretor da Especialização em Migração, Asilo e Direitos Humanos da mesma instituição.
É membro atual do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos dos Trabalhadores Migrantes e Suas Famílias (CMW), professor de Migração e Direitos Humanos no Mestrado em Direitos Humanos (UNLA), da Faculdade de Direito e da pós-graduação em Migração e Refugiados da Universidade de Buenos Aires e do mestrado em Direitos Humanos e Democratização da Universidade Nacional de San Martin.
É consultor dos escritórios da UNICEF (América Latina e outros) sobre os direitos das crianças no contexto da migração. Foi consultor da OIT e do UNFPA em iniciativas relacionadas com trabalhadores migrantes e mulheres migrantes, respetivamente. Ele também é membro da Global Migration Policy Associates (GMPA) e membro do Conselho Consultivo do Estudo Global da ONU sobre Crianças Privadas de Liberdade. Ex-coordenador da Clínica Jurídica dos Direitos dos Imigrantes e Refugiados (Universidade de Buenos Aires) e coordenador do Programa de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (CELS, Argentina). Pablo Cernadas é autor e editor de inúmeras publicações sobre políticas de migração e direitos humanos.