01 Agosto 2022
João Carlos Brum Torres possui graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), graduação em Curso de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado no Departement de Philosophie - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1974) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1985).
Atualmente é Professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. É também Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo as funções de Professor Colaborador na mesma instituição.
Como professor e pesquisador na área da filosofia trabalhou por longo tempo em temas de filosofia política e, no período mais recente, sobre a filosofia teórica de Kant, notadamente sobre a teoria da cognição intuitiva. Focos principais de seu interesse são, no âmbito da filosofia prática, as filosofias de Rousseau, Kant, Hegel, Marx e as questões temáticas inerentes às teorias da representação política, da fundação constitucional e da democracia.
Mais recentemente, também passaram a fazer parte de seus interesses de pesquisa os impactos que o progresso científico-tecnológico (especialmente na área da genética) tem sobre sobre os parâmetros básicos das relações do homem com a natureza, bem como as revisões do pensamento metafísico e ético que se tornam forçosas em função de tal progresso. No âmbito da filosofia teórica, sua pesquisa mais recente tem por objeto a teoria kantiana da percepção e da cognição intuitiva em geral, consideradas à luz das teorias contemporâneas da referência indexical, do pensamento de re e da discussão recente sobre os conteúdos não-conceituais.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. João Carlos Brum Torres – UCS - Instituto Humanitas Unisinos - IHU