Prof. Dr. Adriano Messias - PUC-SP

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Abril 2022

Adriano Messias tem pós-doutorado de 4 anos em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com bolsa concedida pela Fapesp. Foi pesquisador convidado pela Universitat Autònoma de Barcelona, na Faculdade de Ciências da Comunicação, onde desenvolveu projeto sobre Antropoceno, cinema e tecnologias monstruosas. Em 2016, também realizou pesquisa científica na Universitat Autònoma de Barcelona, na Faculdade de Filosofia, com ênfase em estudos psicanalíticos e Antropoceno.

É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e esteve como pesquisador convidado pelo Departamento de Psicanálise, na Universidade Paris 8, e no Departamento de Cinema da Universidade Paris 3. Também foi pesquisador convidado na Universidade de Buenos Aires, com ênfase em psicanálise lacaniana.

Concluiu mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduou-se em Jornalismo e em Letras e possui mais de cento e trinta livros publicados, especialmente literatura para crianças e jovens. Quatro de suas obras de ficção fazem parte do acervo da Unesco ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Seus livros acadêmicos se voltam para as confluências entre semiótica, psicanálise, Antropoceno, cinema e literatura. Entre vários prêmios, Adriano recebeu o Jabuti pela obra “Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura”.

 

 

Eventos com Adriano Messias no IHU