23 Março 2022
Rafael Grohmann é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ. Editor das revistas E-Compós e Fronteiras - Estudos Midiáticos.
Criador/editor da newsletter DigiLabour. Coordenador do GT Recepção, Circulação e Usos Sociais das Mídias, da COMPÓS. Integrante do grupo de pesquisa "Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção – PROCESSOCOM" (UNISINOS) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT – ECA/USP). Foi professor e coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM (2015-2018) e professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2018). Foi professor contratado temporário III da ECA-USP (2017-2018).
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Têm experiência principalmente nos seguintes temas: comunicação e trabalho; trabalho digital; cooperativas de comunicadores e cooperativismo de plataforma; trabalho dos jornalistas; teorias da comunicação; circulação de sentidos.
Cláudia Nociolini Rebechi é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou estágio de pesquisa doutoral (doutorado sanduíche) no Centre des Recherhes Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA-CNRS), na França, de julho de 2012 a agosto de 2013.
Graduada em Comunicação Social pela Unesp e especialista pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp), do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Tecnologia e Capitalismo Digital (UTFPR/CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Relações de Gênero e Tecnologia - GETEC (UTFPR/CNPq) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP/CNPq. Editora da Revista Cadernos de Gênero e Tecnologia da UTFPR. Apresenta experiência na área de Comunicação, focalizando especialmente nos seguintes temas: comunicação, trabalho e tecnologia; discursos, narrativas, prescrições e práticas comunicacionais inerentes às lógicas de gestão e organização do trabalho no capitalismo contemporâneo e gestão da comunicação em contextos organizacionais.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. Rafael Grohmann – Unisinos e Profa. Dra. Claudia N. Rebechi – UTFPR - Instituto Humanitas Unisinos - IHU