03 Janeiro 2022
Felwine Sarr possui doutorado em Economia pela Universidade de Orléans (França). Atualmente é professor de Estudos Românicos, na Cátedra Anne-Marie Bryan, na Duke University, na Carolina do Norte. Foi professor na Universidade de Gaston Berger, em Saint Louis (Senegal), na qual, em 2011, ficou responsável pela faculdade de Economia e Gestão e criou o Centro de Investigação em Civilizações, Religião, Arte e Comunicação (CRAC), onde ensina Economia Política, Economia do Desenvolvimento, Econometria, Epistemologia e Historia das Ideias Religiosas.
É editor do Journal on African Transformation, editado pelo CODESRIA - Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África e pela UNECA - Comissão Econômica das Nações Unidas para a África. É autor dos livros Dahij (Gallimard 2009), 105 Rue Carnot (Mémoire d’Encrier 2011), Méditations Africaines (Mémoire d’Encrier 2012), Afrotopia (Philippe Rey 2016), entre outros.
Como músico, lançou os álbuns Civilisation Ou Barbarie (2000), Les mots du Récit (2005) e Bassaï (2007). Em 2010, recebeu o Prémio Abdoulaye Fadiga para investigação em Economia; em 2016, o Grand Prix of Literary Associations (Camarões) e, em 2018, o The Nicolás Guillén Outstanding Achievements in Philosophical Literature Award, atribuído pela Associação de Filosofia das Caraíbas.
Organiza, desde 2016, com Achille Mbembe, os Ateliers de la Pensée, em Dacar, que teve em 2019 a sua terceira edição, ponto de encontro e de debate entre académicos e artistas africanos e da diáspora africana, sobre as transformações do mundo contemporâneo.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. Felwine Sarr - Duke University - EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU