07 Julho 2025
Uma sombra está sempre à espreita dentro das democracias liberais, prestes a se converter em tempestade. É o fascismo, que em contextos geográficos e epocais distintos reedita através de outras expressões o velho método que fez fortuna no início do século XXI. Agora, não são mais necessários golpes militares, tomadas explícitas do poder ou espetáculos sinistros à luz de tochas: a deriva promovida pela extrema-direita se apodera do aparelho democrático por vias eleitorais, tornando-o formal e procedimental, consolidando seus ataques sob a execução legal do estado de exceção, convertido em norma de governo. A temática é urgente e oportuna em um tempo no qual presenciamos o recrudescimento de antigas práticas autoritárias, transfiguradas e rearticuladas nos mais diferentes contextos dos países.
Objetivo geral
Discutir o fortalecimento da extrema-direita e as novas formas de autoritarismos no contexto das democracias liberais ocidentais.
Objetivos específicos
- Analisar como o estado de exceção se converte em regra e fragiliza as democracias valendo-se do paradigma da lei para dar-lhe suporte.
- Refletir acerca da atualidade do fascismo em suas reconfigurações temporais e geográficas.
- Examinar a racionalidade instrumental moderna, que serve de base para a concretização do fascismo e de sua deriva neofascista.
- Refletir sobre a criação de inimigos, do uso medo e da mentira em chave biopolítica e soberana.
- Examinar como a categoria do espetáculo oportuniza a criação de um “novo ovo da serpente”, que reedita o autoritarismo.
- Problematizar o modelo securitário do Estado democrático neoliberal e como as tecnologias algorítmicas (plataformas sociais, Big Techs) funcionam como seu sustentáculo.
- Analisar os nexos que unem neofascismo e neoliberalismo.
Certificados
A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias no portal Minha Unisinos.
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Programa de Pós-graduação em Filosofia – Unisinos
Apoio
Programa de Pós-graduação em Administração – Unisinos
Programa de Pós-graduação em Design – Unisinos
Programa de Pós-graduação em Direito – Unisinos
Programa de Pós-graduação em Filosofia – Unisinos
Programa de Pós-Graduação em Geologia – Unisinos
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional – Unisinos
Programa Profissional em Gestão e Negócios – Unisinos