Apresentação
Diante do complexo e desafiador cenário socioambiental, atualizar o debate e socializar pesquisas de produção e especulação científica, cultural e artística como métodos analíticos e propositivos para “viver na catástrofe” é necessário. Nesse sentido, contaremos com uma série de conferências sobre a complexidade e contradições da “filigrana climática”, que abrange assuntos que vão, de um lado, do negacionismo político à catástrofe socioambiental, das pulsões de morte e, de outro, da consciência universal do Novo Regime Climático à centralidade das políticas de habitação voltadas para a promoção da vida e da ecologia integral.
O principal objetivo do Ciclo de Estudos O Novo regime climático e a complexidade da Casa Comum. Possibilidades de um novo existir é compreender, transdisciplinarmente, a complexidade dos modos de existência diante do Novo Regime Climático e seus impactos na Casa Comum. Como forma de explorar a complexa realidade que surge destas contradições, as análises aqui propostas servem como tentativas políticas de sensibilizar e apreender a rede infinita de vidas que se interligam a partir da coabitação nas esferas geológicas, biológicas, antropológicas e tecnológicas..
Objetivo geral
Compreender transdisciplinarmente a complexidade dos modos de existência diante do Novo Regime Climático e seus impactos na Casa Comum.
Objetivos específicos
- Apontar a complexidade e os principais impactos dos sistemas políticos e econômicos na constituição do Novo Regime Climático, especificamente na formação e possível mitigação das catástrofes climáticas;
- Promover a especulação científica, cultural e artística como métodos analíticos e propositivos para “viver na catástrofe” a partir de princípios ecológicos e sociais coerentes com os desafios da atualidade;
- Analisar articulações políticas alternativas e especulativas, bem como novas práticas de organização psico e tecnosféricas voltadas à adaptabilidade no Novo Regime Climático e suas contribuições para a sensibilidade e discernimento ecológicos.
Certificado
Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU