04 Agosto 2020
Alirio Napoleón Macías. El Salvador, †1979.
Sacerdote mártir en El Salvador, ametrallado sobre el altar de su parroquia.
Alírio Napoleón Macías, nascido em 10 de novembro 1941, anos mais tarde entrou para o Seminário Pio XII e San Jose de la Montana, de onde posteriormente tornou-se reitor. Ele foi ordenado sacerdote em 21 de março de 1965. Pertencia à geração de sacerdotes inspirados pela teologia da libertação e sua opção preferencial pelos pobres, que se destacaram pelo trabalho pastoral de conscientização e organização das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Em 4 de agosto de 1979, como um bom sacerdote estava limpando a Igreja; se deu conta que havia pessoas do lado de fora da Igreja, e de acordo com os depoimentos das testemunhas eram policiais. Eles dispararam as armas contra o padre Alírio, que caiu crivado de bala entre a sacristia e o altar. Sua querida mãe, com a angústia dessa situação, correu e disse que ela ainda o viu abrir os olhos. Morreu logo em seguida.
"Padre Alírio foi um homem dedicado à causa do seu povo e também um homem de oração, como o Bom Pastor realizou visitas as aldeias e vilas em toda a paróquia", lembra Esperanza Carrillo. Realizava retiros, onde não apenas temas religiosos foram abordados, mas também se discutia sobre as necessidades das comunidades que viviam em extrema pobreza. Como forma de amenizar a pobreza nas comunidades, criou projetos de saúde, agricultura, alfabetização, água e luz.
O assassinato do padre Alírio, como tantos outros cometidos antes e durante a ditadura, nunca foi cuidadosamente investigados, e a impunidade continua até hoje.
37 anos após seu martírio a sua presença continua viva nas comunidades de bases, não só como uma simples lembrança, mas como uma presença vivificante nas comunidades, e o povo procura reencarnar de alguma forma o testemunho profético deixado pelo Padre Alírio Napoleão Macias.
Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
4 de agosto de 1979 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU