Igreja Anglicana do Brasil tem novo secretário geral

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Como o dinheiro dos combustíveis fósseis transformou a negação climática na “palavra de Deus”. Artigo de Henrique Cortez

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Janeiro 2011

O reitor da Paróquia da Santíssima Trindade de São Paulo, reverendo Arthur Cavalcante, 37 anos, foi escolhido como novo secretário geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Ele foi anunciado na sexta-feira, 7, pelo bispo primaz, Maurício Andrade.

A notícia é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 11-01-2011.

Cavalcante substitui o reverendo Francisco de Assis, que esteve à frente da Secretaria Geral da IEAB por quatro anos e que foi eleito bispo coadjutor da diocese Sul Ocidental.

O novo secretário é graduado em Odontologia pela Faculdade de Caruaru, e em Teologia, desde 2002, pelo Seminário Anglicano de Estudos Teológicos, e tem mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

Ele integra o Comitê de Acompanhamento Comunitário de São Paulo para a Busca da Vacina contra o vírus HIV/Aids, o Grupo de Trabalho Religiões HIV/Aids do Estado de São Paulo e a Comissão Nacional de Liturgia da IEAB.

Também é membro do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs de São Paulo (MOFIC), membro associado do Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular (CESEP), e assessor do grupo Católicas pelo Direito de Decidir.

Para a obtenção do mestrado, Cavalcante defendeu dissertação, em setembro de 2010, que teve por título "É um luxo trabalhar com religião e AIDS! Uma análise sobre o caderno ‘AIDS e igrejas: um convite à ação’ no Grupo de Trabalho Religiões no Estado de São Paulo".

A Paróquia da Santíssima Trindade recebeu do governo do Estado o Selo Paulista da Diversidade, reconhecimento inédito concedido a um organismo vincultado à igreja. Em agosto de 2009, a paróquia constituiu coral masculino gay, dirigido pelo maestro Walter Fajardo.

"O coral se propõe a ser um espaço de resistência e acolhida às pessoas que buscam romper preconceitos. Através da música, o grupo possibilitará, de uma forma lúdica, voz e vez, dando visibilidade aos gays em vários setores da sociedade como o meio cultural e o religioso", disse Cavalcante na ocasião.