Sudão do Sul. Milhares de crianças em perigo devido a um surto de cólera

Mais Lidos

  • O manifesto perturbador da Palantir recebe uma enxurrada de críticas: algo entre o tecnofascismo e um vilão de James Bond

    LER MAIS
  • A socióloga traz um debate importante sobre como as políticas interferem no direito de existir dessas pessoas e o quanto os movimentos feministas importam na luta contra preconceitos e assassinatos

    Feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio: a face obscura da extrema-direita que viabiliza a agressão. Entrevista especial com Analba Brazão Teixeira

    LER MAIS
  • Trump usa o ataque para promover sua agenda em meio ao bloqueio de informações sobre o Irã e índices de aprovação em níveis historicamente baixos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: André | 31 Julho 2014

O Sudão do Sul está atravessando uma das piores crises humanitárias do continente. A situação vê-se agravada pela rápida propagação do cólera que ameaça milhares de crianças. Trata-se do último surto de uma doença que já afetou mais de 2.600 pessoas e custou a vida de mais de 60 do total dos primeiros casos registrados em 15 de maio, em Juba.

A informação é publicada pela Agência Fides, 30-07-2014. A tradução é de André Langer.

O cólera causa vômitos e diarreia em crianças e adultos. Por esta razão, a desidratação severa e sem o cuidado adequado pode levar à morte imediatamente. Infelizmente, está se espalhando por muitas zonas do país e já foram encontrados focos em nove dos dez Estados. Os mais vulneráveis são as crianças, por sua idade e seu desenvolvimento físico.

Além disso, são ainda mais vulneráveis devido aos sete meses de violência que obrigou 1,5 milhão de pessoas a abandonar suas casas e deixar o país mais jovem do mundo à beira de uma fome.

Segundo o diretor da Save the Children no Sudão do Sul, a propagação da doença é preocupante, já que se soma à crise alimentar em um momento em que centenas de milhares de pessoas vivem em acampamentos superlotados em condições sanitárias totalmente inadequadas.

Além disso, com a previsão das chuvas nas próximas semanas e meses, a situação poderá se agravar mais ainda. A água parada constitui um terreno perfeito para a propagação do cólera e as estradas convertem-se em barro, o que dificulta o acesso aos medicamentos e à ajuda daqueles que deles necessitam desesperadamente.