Por: André | 09 Abril 2014
Em Roma, os franciscanos optam pelo financiamento participativo para restaurar a cela de São Francisco de Assis.
Fonte: http://bit.ly/1kGIeKQ |
“Nós precisamos de cerca de 125.000 dólares para restaurar a cela de São Francisco”, revelou o frei Stefano Tamburo, guardião da Igreja São Francisco em Ripa. É lá que Francisco de Assis teria se alojado em suas passagens por Roma no início do século XIII.
A reportagem é publicada por La Vie, 04-04-2014. A tradução é de André Langer.
O mosteiro, anexo à igreja, recorreu à esmola virtual para coletar as somas necessárias para a restauração e a realização de visitas guiadas. Há três semanas, seu projeto está disponível na plataforma de financiamento participativo Kickstarter.
A cela, de aproximadamente 17 metros quadrados, situada no segundo andar do mosteiro, abrigou Francisco de Assis ao menos quatro vezes, segundo o frei Stefano, entre 1209 e 1223, quando estava em Roma na esperança de ser recebido pelo Papa Inocêncio III.
“O santo homem dormia sentado, inclusive no chão, em contato direto com uma grande pedra, visível ainda hoje, que ele utilizava como uma espécie de travesseiro”, explica o monge franciscano. A cela, transformada no século XVII em um santuário dedicado ao fundador da ordem franciscana, não é aberta ao público. Quase oito séculos após a última passagem do Poverello, “a Cella di San Francesco” necessita hoje de importantes trabalhos de restauração, detalhados em um vídeo.
“No contexto de crise, a urgência vai para a resolução das questões sociais. Para a cela, preferimos estender as mãos para aqueles que podem”, precisou o frei Stefano, fiel ao espírito franciscano. O mosteiro recusa-se a pedir ajuda ao Estado italiano ou ao Vaticano e apela para a generosidade dos fiéis.
Até esse momento, dos 125.000 dólares esperados, mais de 66.000 já foram coletados junto a 786 doadores. A doação on-line vai até o dia 11 de abril.
O princípio do crowdfunding [plataforma de micro patrocínio] incentiva o investidor a subtrair parte do lucro com seus negócios, por exemplo, uma porcentagem sobre as vendas, para o financiamento participativo de uma produção musical. No caso da cela de Francisco de Assis, os doadores receberão camisetas com a inscrição “Pax et Bonum” (saudação tradicional dos franciscanos), crucifixos de madeira feitas pelas monjas Clarissas e, para os mais generosos, uma estadia em Roma para participar da inauguração da cela restaurada, prevista para o dia 04 de outubro. Segundo o frei franciscano, o Papa Francisco poderia participar da reabertura.
Assista ao vídeo clicando na imagem abaixo:
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Crowfunding para restaurar a cela de São Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU