• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Vaticano-Palestina: em breve haverá um acordo bilateral

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

Por: André | 14 Mai 2015

Terminou nesta quarta-feira a negociação sobre o texto e a assinatura, em breve, de um acordo global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina. Foi o que se anunciou no final da reunião plenária da comissão bilateral. “A comissão terminou seu trabalho – explicou o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi. Há um texto que será apresentado às autoridades e escolhida a data da assinatura”. As duas delegações são dirigidas por dom Antoine Camilleri, subsecretário vaticano para as relações com os Estados, e pelo embaixador Rawan Sulaiman, vice-ministro de Relações Exteriores palestino que se ocupa de assuntos multilaterais.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi e publicada por Vatican Insider, 13-05-2015. A tradução é de André Langer.

Este é o resultado, explicou ao L’Osservatore Romano dom Antoine Camilleri, “do acordo de base entre a Santa Sé e a Organização pela Libertação da Palestina (OLP, assinado em 15 de fevereiro de 2000). As relações oficiais entre a Santa Sé e a OLP foram estabelecidas no dia 26 de outubro de 1994 e posteriormente criou-se uma comissão bilateral permanente de trabalho que levou adiante as negociações para o acordo de 2000”. Este “lista, entre outras coisas, diferentes questões relacionadas à vida da Igreja e outras matérias de interesse comum”.

No acordo base estava previsto que a comissão prosseguiria seus trabalhos e proporia a maneira para desenvolver os temas discutidos, “trabalho que foi desempenhado com continuidade apenas depois da peregrinação de Bento XVI à Terra Santa, em 2009”. As negociações foram retomadas em 2010 e resultaram no atual acordo, que tem como objetivo completar aquele que foi assinado em 2000.

“Como todos os acordos que a Santa Sé assina com diferentes Estados – explicou Camilleri –, o atual acordo tem o objetivo de favorecer a vida e a atividade da Igreja católica e seu reconhecimento em nível jurídico também para um maior serviço eficaz à sociedade”.

O texto conta com um preâmbulo e um primeiro capítulo dedicados às normas fundamentais e aos princípios, que configuram o marco no qual se desenvolve a colaboração entre ambas as partes. “Neles expressa-se, por exemplo, o desejo de uma solução para a questão palestina e do conflito entre israelenses e palestinos no âmbito da Two-State Solution e das resoluções da comunidade internacional”, indicou o chefe da delegação vaticana.

Na sequência, há um importante capítulo sobre a liberdade religiosa e de consciência, “muito elaborado e detalhado”. O acordo poderia servir como modelo para eventuais acordos com outros países de maioria muçulmana? “Neste contexto, tratando-se da presença da Igreja na terra em que nasceu o cristianismo, o acordo tem um valor e um significado completamente particular”, respondeu Camilleri. “O fato de que neste se reconheçam claramente, entre outras coisas, a personalidade da Igreja e a liberdade religiosa e de consciência, pode ser retomado por outros Estados, inclusive pelos Estados de maioria muçulmana, e demonstra que tal reconhecimento não é incompatível com o fato de que a maioria da população do país pertença a outra religião”.

Na entrevista ao jornal vaticano, dom Camilleri também recordou que há diferentes negociações com o Estado de Israel, que resultaram em um acordo fundamental em 1993, razão pela qual se estabeleceram relações diplomáticas em 1994, e também a um acordo sobre a personalidade jurídica das instituições católicas (Legal Personality Agreement), assinado em novembro de 1997. Depois, a partir de março de 1999, “estão em curso negociações em vista da conclusão do chamado Acordo Econômico, que está quase pronto e espero que possa ser assinado em breve, beneficiando ambas as partes. Tratando-se de diferentes questões técnicas bastante detalhadas, nas quais estão implicados diferentes dicastérios, as negociações levaram um tempo maior que o previsto, e, às vezes, também os trabalhos foram interrompidos devido a outros fatores. No entanto, embora ambos os acordos, tanto o acordo com os israelenses como o acordo com os palestinos, se ocupem da presença da Igreja na Terra Santa, trata-se de dois acordos independentes entre si”.

O acordo com o Estado da Palestina, de qualquer maneira, “embora de maneira indireta”, seria “positivo” se pudesse “de alguma maneira ajudar os palestinos a ver estabelecido e reconhecido um Estado da Palestina independente, soberano e democrático que viva em paz e segurança com Israel e com seus vizinhos, animando, ao mesmo tempo, a comunidade internacional e, em particular, as partes diretamente interessadas, a empreender uma ação mais incisiva para contribuir para uma paz duradoura e para a esperada solução dos dois Estados”.

No próximo sábado, o Papa Francisco receberá em uma audiência no Vaticano, às 10h30, o presidente palestino Mahmoud Abbas, segundo indicou a Sala de Imprensa vaticana, no contexto da canonização, no próximo domingo, das duas irmãs que nasceram na Palestina otomana do século XIX: Marie Alphonsine Danil Gatthas, de Jerusalém, e Mariam Baouardy (Maria de Jesus Crucificado), da Galileia.

No entanto, Israel se diz “decepcionado” com a decisão do Vaticano de reconhecer o Estado da Palestina. A afirmação é do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, precisando que esta decisão “não contribui para levar os palestinos à mesa de negociação” para chegar à paz.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados