Por: Jonas | 25 Fevereiro 2015
O México enviará uma nota diplomática ao Vaticano em razão das expressões do Papa Francisco, realizadas em uma carta particular, mas que se tornou pública recentemente, e na qual adverte sobre o perigo da “mexicanização” da Argentina, em referência ao problema das drogas.
Fonte: http://goo.gl/ZB4umW |
A reportagem é de Natalia Gómez, publicada por El Universal, 23-02-2015. A tradução é do Cepat.
O titular da Secretaria de Relações Exteriores (SER), José Antonio Meade Kuribreña, mencionou a decisão em uma coletiva de imprensa e afirmou que na comunicação diplomática destacará que mais do que buscar estigmatizar o México sobre o assunto, “o que se deveria buscar são melhores enfoques e espaços de diálogo e maiores espaços de reconhecimento do que o México e a América Latina fazem sobre um tema que nos preocupa e que nos implicou esforço”, disse.
Informou que já se reuniu com o representante da Santa Sé no México, Christophe Pierre, a quem apresentou seus pontos de vista.
“Manifestamos tristeza e preocupação a respeito dos comunicados que foram feitos a partir de uma carta particular do Papa Francisco. Já tivemos um encontro com o núncio, enviaremos uma nota e o que nos gera esta preocupação é que o desafio do narcotráfico é comum, é um desafio pelo qual o México fez enormes esforços e manifestou grande compromisso”.