''Renovando a face da Terra'': profetas de quintal

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Março 2015

Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).

Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.

Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.

A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

A reflexão de hoje foi escrita por Scot F. Martin, fundador da Estorie Marketing e administrador do blog BackYardEcologyChallenge.com. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Então, você quer ser um profeta? Não?

Bem, você não pode usar a idade como desculpa – Jeremias disse a Deus que era muito jovem. Claro, você vai correr ao encontro de uma oposição, assim como Jeremias, nos versículos dessa quarta-feira (Jeremias 18,18-20).

Tudo bem, talvez você não seja chamado a ser um profeta, mas você pode ser profético e proclamar a verdade sobre o ecossistema em que você vive.

Conheça as plantas e os animais que pertencem ao seu quintal e aos pátios dos seus vizinhos. Se você os conhecer, como instruiu Wendell Berry, você vai ter completado o primeiro dever da conservação. Se você os conhecer, então, talvez, você pode começar a amá-los.

Provavelmente, o seu bairro não é a casa da megafauna carismática apresentada na TV, mas, assim como Jesus nos diz para servir e ficar no fim da fila (Mateus 20,17-28), assim também você possa cuidar e proteger as humildes criaturas comuns. Você sabe, aquelas que Deus criou e das quais Ele cuida.

Questões para reflexão:

  • Alguma vez você já caminhou, em oração, pelo seu bairro, observando a variedade de vida que, anteriormente, você pode ter ignorado?
  • O que significaria conhecer esquilos, pássaros, insetos e outras criaturas do seu quintal? Talvez, uma penitência quaresmal possa ser identificar alguns organismos que vivem bem perto de você.