CPT divulga tentativa de atentado contra trabalhadores rurais no Pará

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “Meu pai espiritual, Santo Agostinho": o Papa Leão XIV, um ano depois. Artigo de Carlos Eduardo Sell

    LER MAIS
  • A mineração de terras raras tem o potencial de ampliar a perda da cobertura vegetal nas áreas mineradas, além de aumentar a poluição por metais tóxicos e elementos químicos radioativos que são encontrados associados às terras raras, afirma o pesquisador da UFRGS

    Exploração de terras raras no RS: projeto põe recursos naturais em risco e viabiliza catástrofes. Entrevista especial com Joel Henrique Ellwanger

    LER MAIS
  • EUA e Irã: perto de um acordo? O que se sabe sobre as negociações nos bastidores para pôr fim à guerra?

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

25 Março 2017

Na última sexta-feira (17) dois irmãos trabalhadores rurais retornavam do trabalho por volta das 14 horas quando foram surpreendidos por tiros no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Serra Azul, no Pará. Um dos irmãos, de 30 anos e que não teve o nome divulgado, foi atingido no braço e no tórax. O relato foi divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) que afirmou se tratar de uma emboscada.

A reportagem foi publicada por Amazônia, 24-03-2017.  

O homem ferido foi levado ao hospital da cidade de Monte Alegre, onde não conseguiu atendimento adequado, e seguiu para unidade médica em Santarém (PA). Ainda segundo a CPT a polícia de Monte Alegre apresentou resistência para formalizar o Boletim de Ocorrência.

A região é palco de conflitos agrários há anos, as famílias vivem com medo e afirmam que grileiros têm cometido vários crimes ambientais, como a derrubada da floresta com o objetivo de descaracterizar a área de desenvolvimento sustentável. Em 2015, Luiz Paulo, tesoureiro da Associação do PDS, foi vítima de um atentado e hoje integra a lista do Programa de Proteção do governo federal.

Segundo o relato a violência é causada pelo menos grupo. Membros da comunidade afirmam que o suspeito de atirar contra os trabalhadores é um homem conhecido na região como “Paulista Preto”, “com histórico de ações violentas contra os trabalhadores”, destacam. Ainda conforme informações da comunidade, o suspeito é pistoleiro e presta serviços a outras pessoas que grilam terras no PDS.

Leia mais