Papa Francisco aos jovens latino-americanos: “Deixem Cristo transformar seu otimismo natural em amor autêntico”

Foto: Canva Pro | Pexels

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • Governo Trump alerta que a Europa se expõe ao “desaparecimento da civilização” e coloca o seu foco na América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

18 Julho 2024

140 líderes da Pastoral Juvenil Latino-Americana estão reunidos no Seminário Metropolitano de Assunção (Paraguai) de 15 a 20 de julho de 2024. O Papa Francisco se dirigiu a eles em uma mensagem enviada ao Bispo Pedro Jubinville de San Pedro (Paraguai), presidente da Comissão Episcopal de Pastoral.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Jovens: otimismo, energia e esperança

Depois de enviar suas saudações, Francisco definiu a juventude como “aquela fase da vida normalmente caracterizada por um otimismo natural, energia e esperança”. Portanto, ele pediu aos jovens que “deixem Cristo transformar seu otimismo natural em amor autêntico; um amor que sabe se sacrificar, que é sincero, real e genuíno”.

O Papa faz esse convite porque “dessa forma, sua juventude será um presente para Jesus e para o mundo, e vocês poderão passar suas vidas de maneira digna e frutífera”. Recordando o lema do encontro, Francisco lembrou que “o mandamento de Jesus de ‘levantar-se’ significa tanto uma tarefa quanto uma responsabilidade”.

Ele pediu aos jovens que “não tenham medo do Senhor que passa por nós e sussurra em nosso ouvido, se inclina para nós e nos oferece sua mão para nos levantar toda vez que caímos. Ele nos quer de pé, ressuscitados”. A partir daí, ele insiste: “Portanto, não tenham medo de deixá-lo entrar em suas vidas; abram de par em par as portas do seu coração para ele, pois a nova vida que vem dele é incomparável e vale a pena ser vivida”.

Protagonistas em uma Igreja cada vez mais sinodal

Aos participantes do encontro, Francisco disse que os confiou à Virgem Maria, pedindo “que ela acompanhe seus passos e interceda por vocês com amor de mãe, para que, junto com crianças, adultos e idosos, em comunhão intergeracional, vocês sejam protagonistas de uma Igreja cada vez mais sinodal, discípula e missionária”.

O Papa agradeceu especialmente aos jovens paraguaios por sua dedicação na preparação do encontro. Ele encoraja todos eles a “viverem juntos estes dias em uma fé agradecida” e os convida a “continuar a se preparar durante este Ano de Oração, para celebrar com alegre esperança o próximo Jubileu de 2025”. Para eles, ele pede a Deus que os abençoe abundantemente e que não se esqueçam de orar por ele.

Leia mais