• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Guerra. A Igreja como Corpo de Paz

Mais Lidos

  • Nenhuma ‘Nakba’ parece acordar o mundo. Artigo de Ivone Gebara

    LER MAIS
  • Para o professor e pesquisador de origem judaica, o genocídio em Gaza está sendo concretizado pela inação do Ocidente, que não se manifesta por meio de sanções contra os planos de Netanyahu

    O mundo está inerte diante da ofensiva final de Israel contra a Palestina. Entrevista especial com Bruno Huberman

    LER MAIS
  • O alívio do Opus Dei durou pouco: Leão XIV exige a reforma de seus estatutos e a causa é reativada na Argentina

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

26 Outubro 2022

"O papel da Igreja em meio aos conflitos se coloca apenas no âmbito da diplomacia? A Igreja não tem mais nada a oferecer, além de suas orações, que uma atividade diplomática em vários níveis, também se valendo de sua experiência milenar e sabedoria proverbial? O corpo da Igreja pode ser reduzido a um corpo diplomático? A Igreja não seria justamente o Corpo de Cristo? E o que pode ser na terra o corpo de Cristo, Príncipe da Paz, na terra, senão um corpo de paz?", escreve Paolo Ricca, teólogo, pastor valdense italiano e professor emérito da Faculdade Valdense de Teologia, em artigo publicado por Riforma, 28-10-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

O artigo de Paolo Naso sobre o conflito russo-ucraniano publicado na última edição de Riforma (traduzido ao português pelo IHU) me pareceu muito bom tanto no lado crítico (a divisão hoje evidente na opinião pública e entre os cristãos sobre como conceber e eventualmente alcançar a paz na guerra em curso) quanto em sua proposta construtiva (reconhecer por um lado em termos inequívocos a soberania da Ucrânia sobre seu território e, por outro lado, proteger melhor a população de língua russa do Donbass). É um discurso, parece-me, equilibrado e justo, certamente para ser apreciado e compartilhado. É uma contribuição que se coloca na melhor vertente diplomática da resolução de conflitos.

A diplomacia, sabemos, é uma arte muito nobre fundada no diálogo. Não há conflito humano de qualquer tipo, dimensão e intensidade que não possa ser resolvido pela via diplomática, aceitando passar do confronto (ainda mais se armado) ao diálogo, em vista de um acordo aceitável para todos os contendores, diretos e indiretos. Todos os conflitos, portanto, mais cedo ou mais tarde, são resolvidos por via diplomática. Portanto, toda proposta e todo esforço nessa direção certamente deve ser perseguido e merece todo apoio.

A pergunta que eu gostaria de apresentar e propor é outra: o papel da Igreja em meio aos conflitos se coloca apenas no âmbito da diplomacia? A Igreja não tem mais nada a oferecer, além de suas orações, que uma atividade diplomática em vários níveis, também se valendo de sua experiência milenar e sabedoria proverbial? O corpo da Igreja pode ser reduzido a um corpo diplomático? A Igreja não seria justamente o Corpo de Cristo? E o que pode ser na terra o corpo de Cristo, Príncipe da Paz, na terra, senão um corpo de paz? Mas onde está, hoje, esse corpo de paz? Não precisam procurá-lo, porque não existe. E não existe porque a Igreja não ousa e talvez nem queira se tornar um. E não ousa tornar-se porque, paradoxalmente, tem medo da paz, não que seja feita (ela também a invoca aos brados, como todos os outros), mas que seja feita sobre seu corpo, isto é, que ela, como corpo de Cristo, se torne corpo de paz.

Como tornar-se corpo de paz? De uma única maneira: adotando a não violência como estilo e práxis de vida, ensinando extensivamente a seus membros a teoria da não violência, suas raízes espirituais e razões morais, e treinando-os nas práxis e técnicas dessa cultura ainda praticamente desconhecida. O artigo de Paolo Naso termina com uma bela citação de Martin Luther King.

Mas quando a Igreja não se limitará apenas a mencioná-lo e começará a imitá-lo? Em nenhum dos inúmeros discursos cristãos sobre o atual trágico conflito russo-ucraniano que eu tenha lido ou ouvido desde o início da guerra até hoje (repito: em nenhum!), escutei pronunciarem a expressão não violência. Parece uma palavra proibida.

Talvez seja um silêncio ditado pelo pudor, por um sentimento confuso de vergonha ou má consciência: o de uma Igreja que é, sim, voz de paz (exceto na Rússia e na Ucrânia, onde tragicamente nem mesmo isso é!), mas não é o que deveria ser, ou seja, corpo de paz.

Há um exemplo perfeito do que pode significar ser corpo de paz, além daquele oferecido pelo comportamento do Movimento Martin Luther King, muito admirado e citado pelas igrejas, mas em nada imitado. É um exemplo que vem de longe e que todos nós temos gravado indelevelmente na memória: o exemplo daquele homem em mangas de camisa que em Pequim, na Praça da Paz Celestial, se colocou completamente desarmado, com seu corpo, diante de uma fila de quatro enormes tanques e, obviamente arriscando sua vida, obrigou aqueles hediondos instrumentos de morte a parar e, nesse sentido – milagre! – os desarmou. É assim que deveria ser a Igreja Cristã hoje, no mundo atual armado até os dentes, com armas cada vez mais aperfeiçoadas e destrutivas. O homem de Tiananmen é o seu modelo, o ícone vivo de um "corpo da paz". Se a Igreja tem medo de finalmente se tornar um (nunca o foi em toda a sua história), é inútil invocar a paz e também o seu rezar. Temo que Deus nem mesmo a escute.

Leia mais

  • Quando a paz divide
  • Crise dos mísseis: houve paz, mas não graças à mensagem do Papa João XXIII
  • Macron pede ao Papa que reúna Putin e Biden para alcançar a paz na Ucrânia
  • As igrejas falam pouco de Deus
  • Na guerra dos símbolos a violência é real. Artigo de Ivânia Vieira
  • Trocas de prisioneiros: diplomacia subterrânea da paz
  • Guerra na Ucrânia e além, até que ponto a diplomacia do papa realmente funciona? Artigo de Giovanni Maria Vian
  • Influência do Vaticano: a diplomacia do diálogo do Papa Francisco está falhando?
  • As tensões da diplomacia papal na Guerra Rússia-Ucrânia

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • EUA. Luteranos ratificam documento inter-religioso católico

    Um documento inter-religioso que afirma que católicos e luteranos não mais estão divididos em muitas questões centrais relacio[...]

    LER MAIS
  • Cinquenta anos de diálogo católico-luterano

    Em 2017, ocorrerá não só o quinto centenário do início da Reforma Protestante: ocorrerão também os 50 anos desde que a Igre[...]

    LER MAIS
  • Começa a campanha do plebiscito pela paz na Colômbia

    A campanha política para a realização do plebiscito pela paz começou com advertências lançadas pelo governo de Juan Manuel S[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados