27 Abril 2022
O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, disse há pouco; "Por causa da dor no joelho, e atendendo conselho médico, o Papa Francisco interrompeu as atividades previstas para hoje, incluindo a participação no Conselho dos Cardeais, do qual uma nova sessão está em andamento nestes dias”.
A informação é publicada por Il Sismógrafo, 26-04-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.
O Santo Padre carrega esta síndrome dolorosa no joelho direito (gonalgia) há algumas semanas e não parece possível, de acordo com observações de especialistas, uma solução cirúrgica também porque tal abordagem poderia acarretar outros problemas igualmente delicados. No aguardo da evolução da crise, parece que para o Pontífice o melhor e mais adequado seria um significativo período de descanso, em particular no que diz respeito à locomoção.
Alguns médicos consultados dias atrás confirmam uma espécie de diagnóstico externo, ou seja, feito a partir do que pode ser observado mais do que dos dados obtidos da história clínica conhecida do Papa. Parece altamente plausível que o Papa Francisco tenha sido afetado por uma crise aguda de gonartrose, ou seja, uma condição patológica degenerativa que afeta a cartilagem do joelho. Os problemas de locomoção do pontífice são antigos e o afligem há muitos anos.