Líderes das Igrejas europeias enviam carta a Putin e Zelensky pedindo um cessar-fogo pascal

Mais Lidos

  • Milhares de pessoas foram resgatadas de trabalho escravo contemporâneo em 2023 no Brasil. Entrevista com Frei Xavier Plassat

    LER MAIS
  • Um histórico encontro de oração entre protestantes, ortodoxos e católicos na Roma papal

    LER MAIS
  • Os riscos de uma deriva sectária. Artigo de Franco Giulio Brambilla

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Abril 2022

 

Os presidentes da Kek, a Conferência das Igrejas Europeias, e da Comece, a Comissão dos Bispos Católicos Europeus, também se dirigem ao Patriarca Kirill para que se distancie da guerra em curso.

 

A reportagem é de Riforma, 13-04-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Os presidentes da Kek, a Conferência das Igrejas Europeias, e da Comece, a Comissão dos Bispos Católicos Europeus, respectivamente o pastor Christian Krieger e o cardeal Jean-Claude Hollerich, enviaram uma carta dirigida aos presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, na segunda-feira, 11 de abril, pedindo um cessar-fogo pascal na Ucrânia, da meia-noite de 17 de abril à meia-noite de 24 de abril.

Na sua carta, os presidentes da Conferência das Igrejas Europeias, órgão que reúne mais de 100 Igrejas protestantes, ortodoxas e anglicanas do Velho Continente, e da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia pedem “um cessar-fogo geral para dar aos cristãos na Rússia e na Ucrânia, irmãs e irmãos em Cristo, a possibilidade de celebrar a Páscoa em paz e dignidade”.

“Tal trégua também seria útil a todos os cidadãos de ambos os seus países, dando-lhes uma trégua da preocupante incerteza sobre a vida dos seus entes queridos, que estão combatendo nos conflitos ou que são afetados por eles”, diz a carta.

O apelo é feito no contexto da Páscoa, quando os cristãos de todo o mundo recordam a paixão e a morte de Jesus Cristo, e celebram a sua ressurreição. Essas celebrações pascais estão no coração da fé cristã e são o ponto mais alto do ano litúrgico.

O apelo da Kek e da Comece ecoa o do Papa Francisco no dia 10 de abril, quando ele disse: “Abaixem as armas! Que inicie uma trégua pascal. Mas não para rearmar e retomar os combates, mas uma trégua para alcançar a paz por meio de uma verdadeira negociação aberta a qualquer sacrifício pelo bem do povo”.

Ambos os presidentes também informaram ao Patriarca Kirill de Moscou e toda a Rússia sobre o seu apelo, exortando-o a apoiar a sua iniciativa.

“Vossa Beatitude poderia demonstrar quanta importância dá aos cristãos na Rússia e na Ucrânia, irmãs e irmãos em Cristo, com a trégua necessária para lhes permitir que celebrem a Páscoa em paz e dignidade”, diz a sua carta conjunta ao Patriarca Kirill.

Os presidentes da Kek e da Comece estão exortando as lideranças e as comunidades eclesiais de toda a Europa a se unirem ao seu apelo.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líderes das Igrejas europeias enviam carta a Putin e Zelensky pedindo um cessar-fogo pascal - Instituto Humanitas Unisinos - IHU