26 Julho 2021
Uma intervenção artística!
Via Marta Gustave Coubert Bellini
Acontecendo por aí.
AVISO
A estátua de Borba Gato passa bem.
Sobreviveu.
Quem não sobreviveu:
- os animais, árvores e rios das florestas queimadas. Também são patrimônios culturais do Brasil.
- as transsexuais queimadas. Não sobreviveram. São patrimônios do país.
Ainda tenho dúvida de que a “estaltua” de Borba Gato seja patrimônio público só porque foi posta numa praça e feita com dinheiro público.
Para mim é uma representação do patriarcado, do estupro de mulheres indígenas, de matança indígena, de violência.
Enfim, não quero polemizar com amigos, principalmente, mas ver posts de esquerdas stalinistas agridem meu fígado. Sou mais ação direta. Só isso.
Crise humanitária em São Paulo. Semana de frio intenso se aproxima.
A Prefeitura dispõe de 256 vagas em abrigos, para que mais?
Prefeitura recusa oferta do Inter de abrir Gigantinho para receber população de rua
Depois do ato, conheci melhor e pude abraçar esta mulher guerreira @bruninhaacelerada0804.
Ela é mãe de Marcos Vinícius, assasinado há três anos em uma operação policial, usando uniforme escolar. Vocês devem lembrar do caso, pois ele chegou a dizer isso para o policial, que estava de uniforme. Triste demais. Nem temos palavras para expressar esse sentimento.
Não podemos deixar cair no esquecimento, nem esse nem tantos outros casos de crianças que têm sido vítimas da violência policial. A Bruna está na luta, com uma solidariedade imensa e comovente com todas as outras mães.
Marcos Vinícius, presente!
Dois prints, duas decisões sobre vacinação que me deixam bastante feliz.
Na NFL, se alguma equipe tiver surto de Covid vindo de atleta que se recusa a se vacinar e a partida tiver que ser cancelada, a equipe que teve o surto perde os pontos. Excelente. Quer manter jogadores antivax no seu clube? Beleza, assuma o risco de ter a sua temporada destruída.
No Brasil, a justiça do trabalho deu razão ao hospital que demitiu por justa causa a funcionária que recusou a vacina. Deve ter sido o primeiro caso de justiça do trabalho em que torci pelo patrão. Trabalha em hospital (ou em qualquer outro lugar, mas no hospital é mais absurdo) e recusa vacina? Esteja preparado para perder o emprego.
É claro que Brasil e EUA não se comparam, porque nos EUA a turma antivax é imensa e no Brasil ainda não há vacina para todos.
Mas o princípio permanece: quer recusar vacina baseado em seus "direitos individuais"? Legal, o patrão também tem o direito de te demitir por justa causa, as companhias aéreas têm o direito de se recusar a te transportar, o restaurante tem o direito de recusar sua presença etc.
Como a gente diz em gringolândia, se o "carrot" (cenoura, incentivo) não está funcionando, vai ser na base do "stick" (vara, sanção).
Via Marcelo Miranda
Como funciona o SISTEMA DE FAKE NEWS patrocinado pelo governo. Pegam fotos aleatoriamente, colocam uma frase de efeito e disparam através de seu sistema de robôs e de seus idolatradores como se fosse uma verdade. Vejam esse caso concreto de uma obra realizada em Bauru, pelo governo do estado em 2015 e que agora é compartilhada com a frase : " A cada ataque da turma do atraso é uma rodovia asfaltada", como se fosse obra do atual governo federal. Trata-se na realidade da rodovia Bauru-Iacanga (SP 321). Do lado esquerdo é a entrada do barracão do Sindicato dos Comerciários e do lado direito da na área onde a Tilibra iria fazer sua nova fábrica. Reparem no número de compartilhamentos que supera os 14 mil, demonstrando a força desses fake news que iludem a tantos.
E ficamos sabendo que o ministro da defesa, aquele que ameaça dar golpe uma vez por semana, recebeu R$ 100.700 líquidos de salário em junho. Esse é o golpe.
Via José Luís Fevereiro
Tipo isso:
"SOBRE ESTÁTUAS, MANIFESTAÇÕES E PNEUS
Ações devem ser avaliadas pelas suas consequências e não pelas intenções. Qualquer ação de impacto mediático no mesmo dia dos atos nacionais contra Bolsonaro têm como principal consequência desviar a pauta da agenda desses atos.
Se esse foi o objetivo, e há boas razões para achar que sim, o sucesso foi alcançado.
Não sou contra atos simbólicos por princípio. Sou contra atos diversionistas que enfraquecem e diluem a agenda central.
E o central é derrotar Bolsonaro. Do Borba Gato podemos cuidar depois. Até porque ele já morreu enquanto Bolsonaro segue matando."
MORREU HOJE OTELO SARAIVA DE CARVALHO
Morreu hoje aos 84 anos Otelo Saraiva de Carvalho, líder militar do golpe de estado de 25 de abril de 74 que derrubou a ditadura colonial fascista em Portugal. Otelo foi o encarregado do planejamento da ação armada e o seu comandante a partir do quartel da Pontinha onde estava sediada a direção do movimento desde o dia anterior .
Otelo foi figura controversa pelo seu envolvimento posterior com ações armadas na década de 80 , através das Forças Populares 25 de Abril, e condenado a 15 anos de prisão sendo mais tarde anistiado.
Mas o seu papel no 25 de abril foi de tal forma relevante que será por esse acontecimento histórico que será lembrado.
Da série o bolsonarista é antes de tudo um idiota, do gênero obtuso, da espécie platelminto, e da subespécie "quero morrer idiota".
25/07/1967 – falece o cardeal dos operários, fundador da JOC (Juventude operária Católica), o padre belga Joseph-Leon Cardjin.
CERTA IDEIA DE BRASIL
Conversei hoje com um amigo sobre o saudoso professor Carlos Lessa. Lembrei que, há alguns anos, ele me pediu um artigo para a Enciclopédia de Brasilidade, que estava organizando e que não chegou a ter circulação comercial.
Eu tinha três dias para fazer uma curta síntese das obras de cinco clássicos brasileiros – Gilberto Freyre, Sérgio Buarque, Caio Prado, Celso Furtado e Darcy Ribeiro -, repensando-as à luz do Brasil atual (2007).
Com esforço e café, escrevi, então, “Certa ideia de Brasil”, que saiu na Enciclopédia e depois veio a ser o primeiro capítulo do meu livro “Ensaios brasileiros”.
Em homenagem a Lessa, publico o texto no link.
Abraços,
Cesar Benjamin
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Breves do Facebook - Instituto Humanitas Unisinos - IHU