Cuba. Avançam os testes para vacinas contra covid-19

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Mai 2021

 

No último sábado, concluiu-se uma semana de intenso trabalho com a administração da candidata à vacina contra a covid-19 "Abdala" a mais de 2400 professores, trabalhadores e estudantes do Instituto de Ciência Básica e Pré-clínicas “Victoria de Girón”.

A informação é de Jose Acosta, pesquisador do Instituto de Ciência Básica e Pré-clínicas “Victoria de Girón”, de Cuba, 23-05-2021.

Ao chegar ao final do feliz término da administração das três doses da fase 3 dos respectivos ensaios clínicos de duas candidatas a vacinas desenvolvidas em Cuba que já chegaram a esta etapa (Abdala e Soberana 02), os bons resultados obtidos como segurança e eficácia, permitirão seus registros em breve. Ante o agravamento da situação epidemiológica no país, com um aumento médio diário de 1100 novos casos positivos ao Sars-CoV-2 e 10 mortes diárias em decorrência da covid-19, o Grupo Temporal Governamental, onde está representada amplamente a comunidade científica, decidiu iniciar uma intervenção sanitária em grupos vulneráveis (trabalhadores da saúde e idosos), desde o último 12 de maio.

O Instituto de Ciência Básica e Pré-clínicas “Victoria de Girón” foi responsável pela administração da vacina Abdala durante os dias 17 e 21 de maio. No arquivo abaixo, desde a ótica de um voluntário qualquer, porém não oculto, está o orgulho e a satisfação que sinto pelo grande trabalho que a nova geração de professores e estudantes da instituição fizeram.

Espero que os registros definitivos de ambas as vacinas aconteçam em meados de junho, depois que o Laboratório de Defesa Civil corrobore os resultados obtidos pelos pesquisadores, a Agência Regulatória proceda a tornar o registro efetivo e se possa começar a vacinação massiva da população durante o mês de julho. Espera-se que ao final de agosto 70% da população cubana tenha recebido mais de uma dose da vacina.

 

 

Leia mais